Notícias
INPE participa do lançamento do Programa Virada de Chave, do Governo da Paraíba
INPE participa do lançamento do Programa Virada de Chave
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Dr. Miguel Monteiro, representou o Instituto no lançamento do programa “Virada de Chave”, realizado nesta segunda-feira (3), em João Pessoa (PB). A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), tem como objetivo combater a pobreza persistente e impulsionar a mobilidade socioeconômica nos municípios paraibanos mais vulneráveis.
O programa Virada de Chave é uma estratégia que prioriza municípios situados entre os 100 mais pobres do Brasil, com alto percentual de beneficiários do Bolsa Família e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A fase inicial focará em quatro cidades: Pilões, Cajazeirinhas, Santa Inês e São José de Caiana. As ações serão baseadas em diagnósticos locais detalhados, utilizando dados oficiais como o Cadastro Único (CadÚnico/2024), para implementar políticas coordenadas de geração de trabalho, renda e inclusão produtiva.
Durante o evento, o diretor do INPE integrou uma mesa de debates ao lado do diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Dr. Etham Barbosa. A presença do INPE reforça o compromisso do Instituto em conectar sua missão nacional com as agendas regionais de desenvolvimento, atuando em colaboração com os atores locais do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Nesta frente de atuação, o INPE atuará em colaboração com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais (NEPPS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na elaboração do diagnóstico que fundamentará as ações do programa.
A participação do INPE no debate alinha-se com a estratégia de fortalecimento das unidades regionais do Instituto e sua maior inserção nas dinâmicas territoriais. A expertise do INPE na geração de conhecimento, construção de indicadores e análise de dados baseada em evidências contribui para agregar uma nova dimensão às políticas públicas, potencializando seus resultados.
O evento contou com a presença de diversas instituições parceiras, incluindo a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e outros conselhos e entidades estaduais.