Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Conheça o INES
      • Competências e base jurídica
      • Estrutura organizacional
      • Comissões
      • Quem é quem
      • Agenda de Autoridades
      • Planos institucionais
      • Horários de atendimento
    • Ações e programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Renúncia de receitas
      • Programas financiados pelo FAT
      • Ações 2024.1
    • Participação social
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Conferências
      • Comitê de Ética em Pesquisa
      • CECINES
      • Audiências e consultas públicas
      • Ouvidoria
      • Legislações
      • Acessibilidade
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Auditorias / Relatórios de Gestão
    • Dados Abertos
    • Receitas e Despesas
    • Convênios e Transferências
      • Convênios para estágio obrigatório no INES
      • Convênios e instrumentos em vigor
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Acordo de Cooperação
      • Acordo de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Servidores Públicos
      • Funcionários Terceirizados
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Informações Classificadas
    • Licitações e Contratos
    • Demonstrações Contábeis
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Manual do SEI-INES
    • Agenda ARR
    • Perguntas frequentes
  • Assuntos
    • Curso de Libras
      • Sobre o Curso de Libras
      • Inscrições, renovações e destrancamentos de matrícula
      • Notícias do Curso de Libras
      • Contatos
      • Certificados
    • Audiologia
    • Vestibular
    • Concursos e processos seletivos
    • Qualificação e encaminhamento profissional
    • Estágio
    • CAS
    • COINES
    • Educação e Direitos Humanos
      • Núcleo Ubuntu
  • Visita ao INES
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Contatos setoriais
    • Horários de atendimento
    • Ouvidoria
    • Perguntas frequentes
    • Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de Conteúdos
    • Principais notícias
    • Dicionário de Libras
    • Publicações
      • Revista Arqueiro
      • Revista Espaço
      • Revista Forum
      • Coleção Série Histórica
      • Outras publicações do INES
    • Portal de Periódicos
    • Repositório Digital Huet
    • Manuário
    • Biblioteca - Catálogo on-line
      • Sobre a Biblioteca
      • Catálogo on-line
    • Certificados de eventos
  • Desenvolvimento Científico
    • Sobre o DDHCT
    • COINES
      • Sobre o COINES
      • COINES 2023
      • COINES 2024
      • COINES 2025
    • Fórum Bilíngue do INES
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Certificados de eventos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2018
      • 2017
    • Divisão de Extensão
    • Acervo Histórico
      • Sobre o Centro de Memória do INES
    • Programa de Assessoria Técnica (PROAT)
      • Sobre o PROAT
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2024
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2025
    • CAS
    • Editais do DDHCT
    • Pesquisa
    • Informes do DDHCT
  • Educação Básica
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DEBASI
      • Organograma
      • Equipe gestora
    • Colégio de Aplicação - CAp INES
      • Secretaria escolar
      • Projeto Político-Pedagógico - PPP
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
      • Noturno - EJA
      • Conselho Escolar
    • Informes do DEBASI
    • Núcleos
      • Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda - DIDAPS
      • Espaço de Pesquisa e Ensino de Ciências Aplicadas - EspCie-A
      • Núcleo de Estudos Avançados - NEA
      • Núcleo Especializado em Múltiplas Deficiências e Surdez - NEpMS
      • Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo - NOSS
    • Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional – DIEPRO
    • Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP
    • Divisão médico-odontológica – DIMO
    • Editais do DEBASI
  • Educação Superior
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DESU
      • Equipe gestora do DESU
      • Organograma
      • Infraestrutura
      • Eventos
      • Documentos departamentais
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Pós-graduação
      • Lato Sensu
      • Stricto Sensu
    • Pedagogia Bilíngue - EaD
      • Sobre o EaD
      • Mais sobre o curso de Pedagogia Bilíngue EaD
      • Parceiras
      • Processos Seletivos EaD
      • Repositório Huet
      • Projetos
      • Documentação
      • Contato
      • Informes e editais
    • Pesquisa e Extensão
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Processos seletivos
      • Graduação / Vestibulares
      • Pós Graduação
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Sistemas e agendamentos
      • Sistema Acadêmico - administrativos e docentes
      • Sistema Acadêmico - alunos
      • Agendamentos e reservas
    • Informes do DESU
    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Editais Coordenador de Área
      • Editais Professor Supervisor
      • Editais para Alunos
  • Recursos Humanos
    • Manual do Servidor
    • Divisão de Acompanhamento Funcional - DIAF
    • Divisão de Instrução Processual - DINSP
    • Divisão de Pagamento - DIPAG
  • Sistemas
    • Email
    • Aluno (Email)
    • SEI
      • SEI-INES
      • SEI - Acesso Externo
      • Curso SEI! USAR
      • SEI-INES - 1 ano
      • Novo SEI 4.0
    • Nuvem
    • Helpdesk
    • INESNET
    • Manutenção Predial
    • DESU
    • SAE
    • Portaria
    • SES
    • CRH
    • DIMO
    • DINU
    • SIADS
    • SISPAT-ASI
    • Curso de Libras
    • Medidor Rederio
    • Assinador GovBr
    • Serviços em Rede
      • Eduplay
      • Conferência Web
      • File Sender
      • Periódicos CAPES
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • WhatsApp canal
Você está aqui: Página Inicial Educação Superior Informes DESU INES disponibiliza Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Bilíngue presencial 2025
Info

Notícias

INES disponibiliza Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Bilíngue presencial 2025

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 03/04/2025 14h59 Atualizado em 03/04/2025 15h29


 O Departamento de Educação Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) divulga a edição de 2025 do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia Bilíngue presencial, publicado em portaria no dia 19 de março. O documento está disponível no link a seguir e o texto de apresentação pode ser conferido abaixo, em Língua Portuguesa, ou ao lado, em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Clique aqui para acessar o PPC

Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Bilíngue presencial - versão março de 2025

Conforme portaria n° 1.055 de 25 de outubro de 2024, o Regimento Interno do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), afirma em seu art. 1° que “O Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, criado pela Lei n.º 939, de 26 de setembro de 1857, com denominação dada pela Lei n.º 3.198, de 06 de julho de 1957, órgão específico, singular e integrante da estrutura organizacional do Ministério da Educação, conforme Decreto n.º 10195 de 30 de dezembro de 2019, centro de referência nacional na área da surdez e na área da educação bilíngue das pessoas surdas, de acordo com o art. 1º da Lei de Libras n.º 10.436/02, o art. 2º do capítulo I do Decreto n.º 5.626/05, e o inciso XIV do artigo 3º da Lei n° 14.191/2021 a respeito da diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdocegas e com deficiência auditiva, dotado de autonomia limitada e subordinado diretamente ao Ministro de Estado da Educação”.

O presente Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Bilíngue presencial é resultado de intenso trabalho coletivo dos profissionais do Departamento de Educação Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos DESU-INES. A partir de 2023, foram realizadas 24 reuniões do Núcleo Docente Estruturante com membros efetivos e presença de significativo número de docentes, além de inúmeras reuniões das diferentes áreas de conhecimento que compõem o Curso.

Este documento tem por finalidade tornar público o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Bilíngue presencial do INES na modalidade presencial. A contínua atualização deste documento ao longo das duas últimas décadas evidencia o compromisso de nossa instituição com a educação pública de qualidade social, voltada para a educação de surdos. Inicialmente são apresentados os referenciais históricos da educação de surdos no Brasil a partir da década de 1990, quando se intensificaram as discussões sobre a educação bilíngue para pessoas surdas. Em seguida, são definidas as bases conceituais que orientam o Curso; quais sejam, o multilinguismo, a interculturalidade e a educação freiriana. O Curso se orienta pela legislação vigente que institui, especialmente no art. 1° da Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, “princípios, condições de ensino e de aprendizagem e procedimentos a serem observados” no planejamento e avaliação do curso.

O presente PPC incorpora a Resolução CNE/CP nº. 4, de 29 de maio de 2024, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura , cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).

Após o Histórico e o Marco Conceitual, o PPC apresenta a Organização Curricular e o objetivo geral do Curso, a saber: a formação de pedagogas e pedagogos, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural para atuar na área da docência (educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental), na gestão educacional e na educação em contextos não escolares. Nos objetivos específicos do Curso, destaca-se a necessidade de formar pedagogas e pedagogos bilíngues que reconheçam a ação educativa como prática social de ação que promova a integração do ensino com a pesquisa e a extensão em uma perspectiva bilíngue e intercultural e libertadora.

Em seguida, apresenta a Matriz Curricular, composta por 5l (cinquenta e uma) disciplinas e o Ementário do Curso, com as orientações da migração do PPC anterior para a Matriz Curricular atual. Também fazem parte do presente documento os critérios de avaliação da aprendizagem discente, compreendida como processo contínuo que envolve aspectos quantitativos e qualitativos. Todos os processos avaliativos devem considerar a singularidade linguística da pessoa surda e o seu direito ao uso da Libras, conforme legislação vigente. O presente PPC apresenta as referências para a creditação das atividades de extensão no currículo da graduação presencial em conformidade com as Resoluções CNE n°. 7, de 18 de dezembro de 2018 e a n°. 4, de 29 de maio de 2024. O Departamento de Ensino Superior (DESU) do INES, por meio da Portaria nº. 286, de 01 de agosto de 2024 e da Resolução Normativa nº. 01, de 2024, regulamenta as atividades acadêmicas de extensão na forma de componentes curriculares para os cursos de Pedagogia Bilíngue presencial e a distância.

No componente curricular Estágio Supervisionado, o PPC elege a observação participante nas práticas de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos (EJA). É obrigatório também o Estágio Supervisionado nas áreas da gestão educacional e em contextos de práticas pedagógicas não escolares.

O PPC traz ainda indicações sobre as Atividades Complementares, atividades a serem realizadas pelos discentes na perspectiva de enriquecer sua formação. Compõem as Atividades Complementares seminários, palestras, peças teatrais, filmes e outras práticas relacionadas aos conteúdos das disciplinas do curso.

O presente documento faz ainda referência aos objetivos e características do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para concluírem o curso de Pedagogia Bilíngue, pedagogas e pedagogos podem escrever uma monografia, um artigo ou criar um material didático acompanhado de um relatório. Esse trabalho final é orientado por um docente e deve ser apresentado para uma banca avaliadora. Pode ser feito de forma individual ou em grupos de até três alunos, mediante a anuência do orientador. Finalmente este PPC apresenta as formas de ingresso para o curso de Pedagogia.

Educação e Pesquisa
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Conheça o INES
      • Competências e base jurídica
      • Estrutura organizacional
      • Comissões
      • Quem é quem
      • Agenda de Autoridades
      • Planos institucionais
      • Horários de atendimento
    • Ações e programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Renúncia de receitas
      • Programas financiados pelo FAT
      • Ações 2024.1
    • Participação social
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Conferências
      • Comitê de Ética em Pesquisa
      • CECINES
      • Audiências e consultas públicas
      • Ouvidoria
      • Legislações
      • Acessibilidade
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Auditorias / Relatórios de Gestão
    • Dados Abertos
    • Receitas e Despesas
    • Convênios e Transferências
      • Convênios para estágio obrigatório no INES
      • Convênios e instrumentos em vigor
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Acordo de Cooperação
      • Acordo de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Servidores Públicos
      • Funcionários Terceirizados
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Informações Classificadas
    • Licitações e Contratos
    • Demonstrações Contábeis
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Manual do SEI-INES
    • Agenda ARR
    • Perguntas frequentes
  • Assuntos
    • Curso de Libras
      • Sobre o Curso de Libras
      • Inscrições, renovações e destrancamentos de matrícula
      • Notícias do Curso de Libras
      • Contatos
      • Certificados
    • Audiologia
    • Vestibular
    • Concursos e processos seletivos
    • Qualificação e encaminhamento profissional
    • Estágio
    • CAS
    • COINES
    • Educação e Direitos Humanos
      • Núcleo Ubuntu
  • Visita ao INES
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Contatos setoriais
    • Horários de atendimento
    • Ouvidoria
    • Perguntas frequentes
    • Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de Conteúdos
    • Principais notícias
    • Dicionário de Libras
    • Publicações
      • Revista Arqueiro
      • Revista Espaço
      • Revista Forum
      • Coleção Série Histórica
      • Outras publicações do INES
    • Portal de Periódicos
    • Repositório Digital Huet
    • Manuário
    • Biblioteca - Catálogo on-line
      • Sobre a Biblioteca
      • Catálogo on-line
    • Certificados de eventos
  • Desenvolvimento Científico
    • Sobre o DDHCT
    • COINES
      • Sobre o COINES
      • COINES 2023
      • COINES 2024
      • COINES 2025
    • Fórum Bilíngue do INES
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Certificados de eventos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2018
      • 2017
    • Divisão de Extensão
    • Acervo Histórico
      • Sobre o Centro de Memória do INES
    • Programa de Assessoria Técnica (PROAT)
      • Sobre o PROAT
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2024
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2025
    • CAS
    • Editais do DDHCT
    • Pesquisa
    • Informes do DDHCT
  • Educação Básica
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DEBASI
      • Organograma
      • Equipe gestora
    • Colégio de Aplicação - CAp INES
      • Secretaria escolar
      • Projeto Político-Pedagógico - PPP
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
      • Noturno - EJA
      • Conselho Escolar
    • Informes do DEBASI
    • Núcleos
      • Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda - DIDAPS
      • Espaço de Pesquisa e Ensino de Ciências Aplicadas - EspCie-A
      • Núcleo de Estudos Avançados - NEA
      • Núcleo Especializado em Múltiplas Deficiências e Surdez - NEpMS
      • Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo - NOSS
    • Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional – DIEPRO
    • Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP
    • Divisão médico-odontológica – DIMO
    • Editais do DEBASI
  • Educação Superior
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DESU
      • Equipe gestora do DESU
      • Organograma
      • Infraestrutura
      • Eventos
      • Documentos departamentais
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Pós-graduação
      • Lato Sensu
      • Stricto Sensu
    • Pedagogia Bilíngue - EaD
      • Sobre o EaD
      • Mais sobre o curso de Pedagogia Bilíngue EaD
      • Parceiras
      • Processos Seletivos EaD
      • Repositório Huet
      • Projetos
      • Documentação
      • Contato
      • Informes e editais
    • Pesquisa e Extensão
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Processos seletivos
      • Graduação / Vestibulares
      • Pós Graduação
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Sistemas e agendamentos
      • Sistema Acadêmico - administrativos e docentes
      • Sistema Acadêmico - alunos
      • Agendamentos e reservas
    • Informes do DESU
    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Editais Coordenador de Área
      • Editais Professor Supervisor
      • Editais para Alunos
  • Recursos Humanos
    • Manual do Servidor
    • Divisão de Acompanhamento Funcional - DIAF
    • Divisão de Instrução Processual - DINSP
    • Divisão de Pagamento - DIPAG
  • Sistemas
    • Email
    • Aluno (Email)
    • SEI
      • SEI-INES
      • SEI - Acesso Externo
      • Curso SEI! USAR
      • SEI-INES - 1 ano
      • Novo SEI 4.0
    • Nuvem
    • Helpdesk
    • INESNET
    • Manutenção Predial
    • DESU
    • SAE
    • Portaria
    • SES
    • CRH
    • DIMO
    • DINU
    • SIADS
    • SISPAT-ASI
    • Curso de Libras
    • Medidor Rederio
    • Assinador GovBr
    • Serviços em Rede
      • Eduplay
      • Conferência Web
      • File Sender
      • Periódicos CAPES
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • WhatsApp canal
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca