Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Conheça o INES
      • Competências e base jurídica
      • Estrutura organizacional
      • Comissões
      • Quem é quem
      • Agenda de Autoridades
      • Planos institucionais
      • Horários de atendimento
    • Ações e programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Renúncia de receitas
      • Programas financiados pelo FAT
      • Ações 2024.1
    • Participação social
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Conferências
      • Comitê de Ética em Pesquisa
      • CECINES
      • Audiências e consultas públicas
      • Ouvidoria
      • Legislações
      • Acessibilidade
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Auditorias / Relatórios de Gestão
    • Dados Abertos
    • Receitas e Despesas
    • Convênios e Transferências
      • Convênios para estágio obrigatório no INES
      • Convênios e instrumentos em vigor
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Acordo de Cooperação
      • Acordo de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Servidores Públicos
      • Funcionários Terceirizados
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Informações Classificadas
    • Licitações e Contratos
    • Demonstrações Contábeis
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Manual do SEI-INES
    • Agenda ARR
    • Perguntas frequentes
  • Assuntos
    • Curso de Libras
      • Sobre o Curso de Libras
      • Inscrições, renovações e destrancamentos de matrícula
      • Notícias do Curso de Libras
      • Contatos
      • Certificados
    • Audiologia
    • Vestibular
    • Concursos e processos seletivos
    • Qualificação e encaminhamento profissional
    • Estágio
    • CAS
    • COINES
    • Educação e Direitos Humanos
      • Núcleo Ubuntu
  • Visita ao INES
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Contatos setoriais
    • Horários de atendimento
    • Ouvidoria
    • Perguntas frequentes
    • Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de Conteúdos
    • Principais notícias
    • Dicionário de Libras
    • Publicações
      • Revista Arqueiro
      • Revista Espaço
      • Revista Forum
      • Coleção Série Histórica
      • Outras publicações do INES
    • Portal de Periódicos
    • Repositório Digital Huet
    • Manuário
    • Biblioteca - Catálogo on-line
      • Sobre a Biblioteca
      • Catálogo on-line
    • Certificados de eventos
  • Desenvolvimento Científico
    • Sobre o DDHCT
    • COINES
      • Sobre o COINES
      • COINES 2023
      • COINES 2024
      • COINES 2025
    • Fórum Bilíngue do INES
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Certificados de eventos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2018
      • 2017
    • Divisão de Extensão
    • Acervo Histórico
      • Sobre o Centro de Memória do INES
    • Programa de Assessoria Técnica (PROAT)
      • Sobre o PROAT
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2024
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2025
    • CAS
    • Editais do DDHCT
    • Pesquisa
    • Informes do DDHCT
  • Educação Básica
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DEBASI
      • Organograma
      • Equipe gestora
    • Colégio de Aplicação - CAp INES
      • Secretaria escolar
      • Projeto Político-Pedagógico - PPP
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
      • Noturno - EJA
      • Conselho Escolar
    • Informes do DEBASI
    • Núcleos
      • Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda - DIDAPS
      • Espaço de Pesquisa e Ensino de Ciências Aplicadas - EspCie-A
      • Núcleo de Estudos Avançados - NEA
      • Núcleo Especializado em Múltiplas Deficiências e Surdez - NEpMS
      • Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo - NOSS
    • Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional – DIEPRO
    • Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP
    • Divisão médico-odontológica – DIMO
    • Editais do DEBASI
  • Educação Superior
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DESU
      • Equipe gestora do DESU
      • Organograma
      • Infraestrutura
      • Eventos
      • Documentos departamentais
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Pós-graduação
      • Lato Sensu
      • Stricto Sensu
    • Pedagogia Bilíngue - EaD
      • Sobre o EaD
      • Mais sobre o curso de Pedagogia Bilíngue EaD
      • Parceiras
      • Processos Seletivos EaD
      • Repositório Huet
      • Projetos
      • Documentação
      • Contato
      • Informes e editais
    • Pesquisa e Extensão
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Processos seletivos
      • Graduação / Vestibulares
      • Pós Graduação
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Sistemas e agendamentos
      • Sistema Acadêmico - administrativos e docentes
      • Sistema Acadêmico - alunos
      • Agendamentos e reservas
    • Informes do DESU
    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Editais Coordenador de Área
      • Editais Professor Supervisor
      • Editais para Alunos
  • Recursos Humanos
    • Manual do Servidor
    • Divisão de Acompanhamento Funcional - DIAF
    • Divisão de Instrução Processual - DINSP
    • Divisão de Pagamento - DIPAG
  • Sistemas
    • Email
    • Aluno (Email)
    • SEI
      • SEI-INES
      • SEI - Acesso Externo
      • Curso SEI! USAR
      • SEI-INES - 1 ano
      • Novo SEI 4.0
    • Nuvem
    • Helpdesk
    • INESNET
    • Manutenção Predial
    • DESU
    • SAE
    • Portaria
    • SES
    • CRH
    • DIMO
    • DINU
    • SIADS
    • SISPAT-ASI
    • Curso de Libras
    • Medidor Rederio
    • Assinador GovBr
    • Serviços em Rede
      • Eduplay
      • Conferência Web
      • File Sender
      • Periódicos CAPES
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • WhatsApp canal
Você está aqui: Página Inicial Central de Conteúdos Publicações Todas as publicações Revista Arqueiro 39
Info

Revista Arqueiro 39

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 03/07/2023 19h25 Atualizado em 29/02/2024 12h09

Clique aqui para acessar a publicação

Car@ leitor@
Com imenso prazer, apresentamos mais
uma edição da Revista Arqueiro.
Como de praxe, a Revista traz uma
entrevista e cinco artigos!

A entrevista intitulada Artefatos his-
tórico-culturais de surdos, com Nancy Rour-
ke, artista plástica surda estadunidense inte-
grante do movimento de arte surda De’VIA,

é apresentada em português e inglês por

Danielle Reis Araújo, Danielle Cristina Men-
des Pereira Ramos e João Paulo da Silva

Nascimento. N a matéria, são exploradas as
trajetórias pessoal, acadêmica e profissional

de Nancy Rourke, repletas de ricas informa-
ções sobre uma artista surda e mulher que

se preocupou com sua comunidade, além
de denotar claramente sua preocupação
por direitos sociais das comunidades surdas

e por distinguir arte surda de arte de
De’Via. Em sua fala, a artista convida

jovens surdos a defenderem suas ex-
periências e políticas para surdos e a

produzirem artefatos artísticos quan-
do sentirem necessidade para isso.

No artigo Letramento e alfabeti-
zação de alunos com surdocegueira:

desafios e possibilidades, o autor José

Carlos faz uma reflexão sobre expe-
riências em atividades de letramen-
to/alfabetização desenvolvidas com

criança surdocega do primeiro ano do

Ensino Fundamental, em que se des-
taca a habilidade de leitura de textos

literários para explorar os sentidos:
paladar, olfato e tato. Abordou-se,

também, a parte motora para possibi-
litar o desenvolvimento de atividades

escritas, num trabalho interdisciplinar.

Por meio de um levantamento his-
tórico sobre a educação de pessoas

surdocegas no Brasil e no exterior e

de uma síntese sobre a criança sur-
docega, o autor mostra a importância

da alfabetização e do letramento para

crianças surdocegas e relata uma ex-
periencia mediada por vários atores

que contribuíram para o sucesso da
experiencia: a família, intérpretes e

guias-intérpretes e instituições pro-
motoras de acessibilidade.

O artigo intitulado Aquisição e ensi-
no PBL2 de surdos: um estudo de caso

sobre sobre a hipótese do choque cons-
trucional na Interlíngua a escrita de sinais

nos cursos de letras Libras é resultado de

uma pesquisa exploratória, com o obje-
tivo de apresentar um panorama sobre a

oferta da disciplina de Escrita de Sinais em
cursos de Licenciatura em Letras Libras

oferecidos por instituições públicas e pri-
vadas das cinco regiões brasileiras. Iden-
tificaram o quantitativo de 54 cursos de

Letras-Libras no Brasil e aspectos como
o período de oferta de disciplinas e suas

ementas. Os autores fazem um impor-
tante levantamento histórico da escrita

de sinais a partir de vários estudiosos da
área e apresentam como resultado que a

oferta das disciplinas e carga horária de-
dicadas ao ensino da escrita é pequena,

se comparada proporcionalmente à car-
ga horária total dos cursos de graduação,

com pequeno enfoque para a modalida-
de escrita da língua.

Os autores surdos Lúcio Lugão e

Wagner Cabral apresentam o artigo in-
titulado Prosódia e sigmanulogia na

perspectiva dos estudos terminológicos

da Língua de Sinais Brasileira, no qual fa-
zem uma reflexão sobre os estudos de

Stokoe (1960) e Costa (2012) e mostram
a percepção de participantes surdos de
uma pesquisa com relação à criação de
novos sinais e sua preocupação com
regras e estruturação linguística nesse

processo de criação. Por meio de ques-
tionário semi-aberto, com apresentação

de resultados em gráficos, observaram a
importância de estudos sobre criação de
dicionários e glossários, os quais devem
proliferar, entretanto, chamam atenção
do leitor para o cuidado com a criação
indiscriminada de termos e sinais, sem
estudos sobre os aspectos linguísticos
da Libras. O artigo é um convite a pensar

nas atuais políticas linguísticas em defe-
sa da língua de sinais e do protagonismo

de professores pesquisadores surdos so-
bre a temática da Linguística.

No artigo Práticas didáticas com alu-
nos na Sala de Recursos Multifuncional,

a autora Daniela da Silva apresenta práti-
cas realizadas em um contexto de Aten-
dimento Educacional Especializado com

alunos surdos de um contexto escolar in-
clusivo. Por meio de uma pesquisa-ação,

o trabalho mostra a produção de um
Guia de Apoio e Orientação ao professor
na Sala de Recursos Multifuncional, em

que propõe quatro categorias de atua-
ção: Práticas didáticas no AEE em Libras,

para o seu desenvolvimento; Práticas di-
dáticas no AEE em Libras, para aprendi-
zagem do Português escrito; Práticas di-
dáticas no AEE em Libras, para aquisição

dos conteúdos escolares; Os recursos e

as estratégias usadas no AEE. A autora

traz à tona a questão de políticas públi-
cas promovidas por secretarias de edu-
cação numa perspectiva bilíngue – Libras

e Português escrito; na construção e ela-
boração de recursos didáticos utilizados

com alunos surdos em classe regular.

Os autores Jéssica Terra e Tiago Ri-
beiro apresentam no artigo Português

escrito como L2 através da rede social

Twitter possibilidades de ensino de habi-
lidades de leitura e escrita com base em

redes sociais, sobretudo o Twitter, des-
tacando que importância da comunica-
ção no processo de interatividade, uma

vez que sujeitos surdos, assim como su-
jeitos não surdos, conversam, convivem

com outros pares, criam redes familiares,
sociais, profissionais, acadêmicas com
aqueles que usam a mesma língua. A
partir de perguntas instigantes como: O
que é o Twitter?; Por que utilizar o Twitter
como proposta educacional?; As redes

sociais digitais são um dos meios de co-
municação mais utilizados hoje em dia,

e por que não empregá-las no contexto
do ensino? os autores apresentam ideias

e estratégias lúdicas para abordar con-
teúdos relacionados à leitura e escrita a

aprendizes surdos.

O último artigo desta coleção, pre-
miado no Congresso Internacional do

INES – COINES/2018, intitulado O surdo
na Previdência Social: uma análise da
aposentadoria por idade e por tempo de
contribuição da pessoa com deficiência
na gerência executiva de Mossoró-RN,

traz uma temática muito importante pela
autora Alcimara Maria de Oliveira Maciel,

sobre a seguridade social e aposentado-
ria do sujeito surdo, garantida por lei. A

contribuição deste artigo é muito rele-
vante pois mostra aos surdos os critérios

e formas de requerimento de aposenta-
dorias junto ao INSS. Apresenta um estu-
do de caso realizado no âmbito do INSS

em Mossoró-RN, relativos aos requeri-
mentos de surdos por aposentadoria por

idade e por tempo de contribuição pre-
vista na Lei Complementar no 142/2013.

Sem dúvida, um artigo de alto impacto

em termos de informação e de demons-
tração de garantias e direitos aos sujeitos

surdos, previstos em lei.
Com muito carinho este volume foi
organizado para oferecer ao nosso leitor
formação e informação.
Boas leituras!!!!
Os editores!

Arqueiro / Instituto Nacional de Educação de Surdos. – Vol. 1 (jan/jun 2000) –
Rio de Janero : INES – v. : il. ; 28cm
Vol. 39 (jul-dez, 2019), Semestral – ISSN-1518-2495.
1. Surdos – Educação. I. Instituto Nacional de Educação de Surdos
(Brasil).

CDD – 371.912

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Conheça o INES
      • Competências e base jurídica
      • Estrutura organizacional
      • Comissões
      • Quem é quem
      • Agenda de Autoridades
      • Planos institucionais
      • Horários de atendimento
    • Ações e programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Renúncia de receitas
      • Programas financiados pelo FAT
      • Ações 2024.1
    • Participação social
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Conferências
      • Comitê de Ética em Pesquisa
      • CECINES
      • Audiências e consultas públicas
      • Ouvidoria
      • Legislações
      • Acessibilidade
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Auditorias / Relatórios de Gestão
    • Dados Abertos
    • Receitas e Despesas
    • Convênios e Transferências
      • Convênios para estágio obrigatório no INES
      • Convênios e instrumentos em vigor
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Acordo de Cooperação
      • Acordo de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Servidores Públicos
      • Funcionários Terceirizados
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Informações Classificadas
    • Licitações e Contratos
    • Demonstrações Contábeis
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Manual do SEI-INES
    • Agenda ARR
    • Perguntas frequentes
  • Assuntos
    • Curso de Libras
      • Sobre o Curso de Libras
      • Inscrições, renovações e destrancamentos de matrícula
      • Notícias do Curso de Libras
      • Contatos
      • Certificados
    • Audiologia
    • Vestibular
    • Concursos e processos seletivos
    • Qualificação e encaminhamento profissional
    • Estágio
    • CAS
    • COINES
    • Educação e Direitos Humanos
      • Núcleo Ubuntu
  • Visita ao INES
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Contatos setoriais
    • Horários de atendimento
    • Ouvidoria
    • Perguntas frequentes
    • Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de Conteúdos
    • Principais notícias
    • Dicionário de Libras
    • Publicações
      • Revista Arqueiro
      • Revista Espaço
      • Revista Forum
      • Coleção Série Histórica
      • Outras publicações do INES
    • Portal de Periódicos
    • Repositório Digital Huet
    • Manuário
    • Biblioteca - Catálogo on-line
      • Sobre a Biblioteca
      • Catálogo on-line
    • Certificados de eventos
  • Desenvolvimento Científico
    • Sobre o DDHCT
    • COINES
      • Sobre o COINES
      • COINES 2023
      • COINES 2024
      • COINES 2025
    • Fórum Bilíngue do INES
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Certificados de eventos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2018
      • 2017
    • Divisão de Extensão
    • Acervo Histórico
      • Sobre o Centro de Memória do INES
    • Programa de Assessoria Técnica (PROAT)
      • Sobre o PROAT
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2024
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2025
    • CAS
    • Editais do DDHCT
    • Pesquisa
    • Informes do DDHCT
  • Educação Básica
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DEBASI
      • Organograma
      • Equipe gestora
    • Colégio de Aplicação - CAp INES
      • Secretaria escolar
      • Projeto Político-Pedagógico - PPP
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
      • Noturno - EJA
      • Conselho Escolar
    • Informes do DEBASI
    • Núcleos
      • Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda - DIDAPS
      • Espaço de Pesquisa e Ensino de Ciências Aplicadas - EspCie-A
      • Núcleo de Estudos Avançados - NEA
      • Núcleo Especializado em Múltiplas Deficiências e Surdez - NEpMS
      • Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo - NOSS
    • Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional – DIEPRO
    • Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP
    • Divisão médico-odontológica – DIMO
    • Editais do DEBASI
  • Educação Superior
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DESU
      • Equipe gestora do DESU
      • Organograma
      • Infraestrutura
      • Eventos
      • Documentos departamentais
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Pós-graduação
      • Lato Sensu
      • Stricto Sensu
    • Pedagogia Bilíngue - EaD
      • Sobre o EaD
      • Mais sobre o curso de Pedagogia Bilíngue EaD
      • Parceiras
      • Processos Seletivos EaD
      • Repositório Huet
      • Projetos
      • Documentação
      • Contato
      • Informes e editais
    • Pesquisa e Extensão
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Processos seletivos
      • Graduação / Vestibulares
      • Pós Graduação
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Sistemas e agendamentos
      • Sistema Acadêmico - administrativos e docentes
      • Sistema Acadêmico - alunos
      • Agendamentos e reservas
    • Informes do DESU
    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Editais Coordenador de Área
      • Editais Professor Supervisor
      • Editais para Alunos
  • Recursos Humanos
    • Manual do Servidor
    • Divisão de Acompanhamento Funcional - DIAF
    • Divisão de Instrução Processual - DINSP
    • Divisão de Pagamento - DIPAG
  • Sistemas
    • Email
    • Aluno (Email)
    • SEI
      • SEI-INES
      • SEI - Acesso Externo
      • Curso SEI! USAR
      • SEI-INES - 1 ano
      • Novo SEI 4.0
    • Nuvem
    • Helpdesk
    • INESNET
    • Manutenção Predial
    • DESU
    • SAE
    • Portaria
    • SES
    • CRH
    • DIMO
    • DINU
    • SIADS
    • SISPAT-ASI
    • Curso de Libras
    • Medidor Rederio
    • Assinador GovBr
    • Serviços em Rede
      • Eduplay
      • Conferência Web
      • File Sender
      • Periódicos CAPES
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • WhatsApp canal
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca