Notícias
Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos promove debate entre pesquisadores da área no INES
Em Libras
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), por meio do seu Departamento de Educação Superior, realizou a quinta edição do Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos nos dias 10 e 11 de junho. O objetivo foi reunir professores e pesquisadores da área da Educação de Surdos interessados em compartilhar conhecimentos e práticas relacionadas aos multiletramentos e à interculturalidade na abordagem pedagógica da língua portuguesa em salas de aula bilíngues. O evento registrou um público aproximado de 150 pessoas inscritas presentes, de diversos locais do Brasil.

- Pesquisadores do INES e de outras instituições participaram do evento

- Programação também contou com oficinas
A programação se estendeu pelos dois dias, da manhã até a noite, incluindo palestras, mesas redondas, videoteca, atrações culturais, quatro oficinas e sessão de comunicações com mais de 25 trabalhos acadêmicos aprovados, além de uma feira de expositores. Entre os palestrantes convidados, estavam pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Junto a docentes do INES, eles abordaram temas como práticas multimodais e metodologias em perspectiva bilíngue, interculturalidade, escrita literária, e o uso de inteligência artificial na produção de materiais didáticos.
Para a professora do INES Osilene Cruz, que participou da organização do evento e de uma das mesas redondas da programação, o público deste simpósio teve a oportunidade de conhecer práticas e didáticas inovadoras que podem ser aplicadas em sala de aula, com alunos surdos: "As apresentações e debates foram ricos, com exemplos que permitiram aos participantes refletir sobre suas vivências, podendo agregar conhecimentos na atuação profissional", destaca Osilene.