Notícias
Mestrado Profissional do INES realiza aula inaugural com programa de pós em Linguística e Línguas Indígenas da UFRJ
Em Libras
O Programa de Mestrado Profissional em Educação Bilíngue (PPGEB) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) promoveu, na tarde do dia 3 de abril, quinta-feira, uma aula inaugural conjunta com o Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (Profllind), do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O auditório do Departamento de Educação Superior do INES recebeu alunos dos dois cursos e a professora convidada Marci Fileti Martins, do Profllind, além de docentes e graduandos do próprio instituto para o evento, que reuniu cerca de 50 pessoas e teve como tema central a formação de pesquisadores indígenas e não indígenas na área da Linguística.

- Turmas dos dois programas de mestrado profissional estiveram no evento
Segundo Cristiane Taveira, o fato de compartilharem temas em comum e a aproximação entre os dois programas resultaram no convite que deu origem ao evento conjunto: "Comecei a estreitar laços com o Profllind por termos a mesma singularidade de nos debruçarmos às minorias linguísticas em um mestrado profissional de alcance e missão nacional", conta. As comunidades surdas e indígenas pertencem a uma mesma área de estudos, visto que necessitam, de maneira semelhante, de proteção legal para garantia de seus direitos educacionais, linguísticos e culturais. "O maior desafio dos programas diz respeito ao desenvolvimento de produtos concomitantemente ao registro acadêmico de seus achados, à leitura em segunda língua, e ao almejado impacto social de seus trabalhos", afirma a professora.

- Integrantes do Profllind apresentaram suas pesquisas
Também participaram do evento a diretora-geral do INES, Solange Rocha; a diretora do Departamento de Educação Superior, Elizabeth Serra; a coordenadora da pós-graduação, Valéria Muniz; o coordenador de Educação a Distância (Cead), Ricardo Janoario; e o coordenador pedagógico do curso de Pedagogia Bilíngue EaD, Tiago Ribeiro.