Notícias
INES realiza segunda edição de Seminário do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue
Em Libras
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) promoveu, entre os dias 4 a 7 de novembro, a segunda edição do Seminário do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue: INES de Portas Abertas. Organizado pelo Departamento de Educação Superior (DESU), o evento teve como objetivo difundir pesquisas e artefatos educacionais voltados a pessoas surdas e com deficiência produzidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação Bilíngue (PPGEB) do INES.

- Esta foi a segunda edição do evento anual
A cerimônia de abertura, no auditório central do instituto, contou com a presença da diretora-geral do INES, Solange Rocha, que também é professora da linha 3 do mestrado, e da diretora do DESU, Elizabeth Serra, além das coordenadoras do mestrado Lívia Buscácio e Aline Lage. Elizabeth falou sobre o desafio que uma pós-graduação em duas línguas representa, agradecendo o trabalho dos tradutores-intérpretes, enquanto Solange destacou a importância das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no instituto e da divulgação deste conhecimento. Em seguida, a professora convidada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ativista surda Carilissa Dal’Alba ministrou a palestra "Identidades surdas e suas discussões em interseccionalidades", abordando temas como diversidade e desigualdade. Ela também ressaltou o papel do INES como "berço da educação de surdos".

- Programação incluiu palestra e atividade artística
Durante três dias de seminário, a programação ainda contemplou rodas de conversa com egressos do PPGEB e exposição de materiais didáticos e outros produtos elaborados por eles, além de sessões de pôsteres e de comunicação de mais de 20 trabalhos de pesquisa. Houve também uma conversa com docentes sobre as três linhas de pesquisa do mestrado e uma atividade de criação artística coletiva com o grupo de pesquisa ArteGestoAção, utilizando materiais do evento. O último dia foi reservado para reunião de avaliação geral do seminário, por videoconferência.