Em Libras
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) reabriu neste mês o prédio do Serviço de Educação Infantil (Sedin) para o início do ano letivo de 2025, após mais de um ano de reformas estruturais no local. Inacessíveis há cerca de cinco anos, as oito salas de aula, pátio, parquinho e outros espaços do edifício anexo passaram a receber, na semana do dia 13 de maio, alunos e profissionais da educação infantil do Colégio de Aplicação (CAp/INES), que até então ocupavam temporariamente o pavilhão Saul Borges Carneiro.

- Telhado começou a ser reformado em 2023
A primeira etapa das intervenções, em 2023, contemplou a reforma completa do telhado do Sedin, que carecia de reparos imediatos. No ano seguinte, as melhorias se estenderam à parte interna e à área de recreação e práticas esportivas, incluindo a piscina, com modernização de todo o sistema elétrico e hidráulico. Com a obra, o setor ganhou também fraldário, lactário, novos sanitários e locais de banho, além da infraestrutura necessária para a futura instalação de plataforma elevatória entre o térreo e o segundo pavimento, para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

- Àreas externas e internas no Sedin já estão funcionando
O trabalho contou com a participação da equipe de Engenharia do INES e o apoio da Coordenação de Suporte Técnico, sob a gerência do assessor da Direção-Geral Mário Cesar dos Santos e do diretor do Departamento de Planejamento e Administração do INES, Alvanei Viana. "Nós, gestores, sonhamos com um Serviço de Educação Infantil transformador, para que mães, pais e responsáveis possam trazer seus filhos pequenos com a certeza de que estarão bem cuidados e seguros. E é isso que esse novo espaço vai proporcionar, um ambiente de cuidado e aprendizado moderno, adequado para as crianças surdas", afirma Alvanei. Estão em andamento, ainda,
obras em outros setores do CAp/INES.
Confira aqui um relatório dos principais serviços executados durante a obra, com mais imagens do local.