O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) realizou, entre os dias 17 e 19 de novembro, a 4ª Semana da Consciência Negra. Integrada ao 8º Fórum Bilíngue online de 2025, numa parceria entre o Departamento de Ensino Superior (DESU) e o Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT), a edição deste ano foi voltada à comunidade do INES e contou com palestras, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais com o intuito de reafirmar o compromisso e a promoção de uma educação antirracista para todos.

- Auditório do DESU recebeu abertura do evento
Apresentada pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Bilíngue (PPGEB), Aline Lage, a mesa de abertura recebeu a diretora-geral do INES, Solange Rocha; a diretora do DESU, Elizabeth Serra; e a diretora do DDHCT, Danielle Lins, logo após a exibição de um vídeo sobre preconceitos raciais na infância. "Aqui é um espaço de formação de profissionais que vão ver todo esse conflito nas escolas. Por isso, é necessário debater o tema não só nesta semana, mas todos os dias. Discutir o preconceito é discutir a História do Brasil, é tratar de política, de sociedade, de ser e existir no mundo", afirmou Solange.
Em seguida, o coordenador de Educação a Distância do INES e do Grupo de Estudos sobre Racismo e Surdez (Geres), Ricardo Janoário, abriu a palestra "Diálogos para o enfrentamento do fundamentalismo religioso", com o professor José Renato Baptista e a pedagoga convidada Fabíola Oliveira, líder do Projeto Odarah Cultura e Missão, que atua no fomento e formação de afroempreendedores no Rio de Janeiro. "É preciso reconstruir os caminhos de cooperação entre as expressões religiosas pretas", afirmou Fabíola, lembrando da violência contra a população negra em favelas.

- Semana da Consciência Negra contou também com oficinas
O evento ainda incluiu sessões do Cineclube, com exibições temáticas sobre racismo e equidade na ciência, e oficinas dos grupos Geres e ArteGestoAção, além da oficina "Verdes infâncias", com o professor Felipe Garcia, da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu. No dia 19, o DDHCT concluiu a programação semanal em celebração ao Dia da Consciência Negra com a transmissão da última edição do
Fórum Bilíngue online de 2025, que teve como tema "Potências negras surdas". As palestrantes convidadas foram as professoras Jeanie Liza Macedo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Priscilla Leonor, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), além de Renan Aprigio, docente do Colégio de Aplicação do INES.
Assista aqui à gravação.