Notícias
Ginásio esportivo do INES tem obra finalizada e é reinaugurado após oito anos fechado
Em Libras
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) finaliza, na próxima semana, as obras do Ginásio Esportivo Tarso Coimbra, cumprindo a previsão divulgada no início deste ano. Foram cerca de 15 meses de reformas no local, que tiveram início em junho de 2024, com a elaboração dos projetos executivos. A partir de 1º de outubro, os alunos do Colégio de Aplicação (CAp/INES) voltarão a fazer atividades físicas em ambiente coberto e, agora, totalmente modernizado e seguro. A reinauguração está marcada para o dia 26 de setembro, aniversário do INES, às 11h.

- Ginásio está totalmente reformado
Interditado em 2017, o ginásio precisava atender a exigências técnicas de segurança e sua restauração dependia de aprovação dos órgãos competentes. Por se tratar de edificação tombada em nível estadual e municipal, a execução da reforma, após as devidas autorizações, foi acompanhada pelo arquiteto Roberto da Luz, fiscal do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). As obras contemplaram intervenções em todo o espaço e seu entorno, incluindo modernização das infraestruturas elétrica e hidrossanitária, novos equipamentos esportivos e implantação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
Como melhoria de acessibilidade, foi instalado um sistema luminoso de arbitragem silenciosa para favorecer a participação da comunidade surda nas atividades, além de sinalização tátil na área externa, a fim de facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual. O chão da quadra também teve as tábuas de madeira, deterioradas, trocadas por um piso flexível em poliuretano, mais adequado às práticas esportivas. Já a cobertura original — que era composta por telhas de amianto, material atualmente proibido devido ao seu potencial cancerígeno — foi substituída por uma opção termoacústica que proporciona melhor conforto térmico.

- Área externa também recebeu obras