Notícias
Estação Net exibe filme com acessibilidade em Libras, após colaboração do INES
O cinema Estação Net Botafogo está promovendo uma semana de sessões gratuitas acessíveis do filme brasileiro Malu, vencedor do Festival do Rio, até o dia 21 de março (sexta-feira). A iniciativa partiu de contatos do grupo com o Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), que colaborou prestando assessoria e orientações sobre acessibilidade para surdos. As exibições contam com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas descritivas e audiodescrição.
Até quarta-feira, a sessão acessível será às 18h50. Os demais horários estarão disponíveis no perfil do Estação Net no Instagram. A retirada de ingresso é presencial, na hora da sessão, direto na bilheteria do cinema. Haverá intérpretes de Libras na recepção e uma conversa com o diretor do filme, Pedro Freire, após a exibição de quarta. "Em 2023, o Departamento de Educação Básica iniciou um movimento com produtoras de filmes brasileiros para pensarmos juntos em como trazer uma acessibilidade real para a comunidade surda. Essa é uma de nossas missões: educar a sociedade para que os surdos tenham seus direitos assegurados", afirma Danielle Macedo, responsável pela Coordenação de Orientação e Acompanhamento da Prática Pedagógica do Colégio de Aplicação do INES.
Sinopse
Premiado com quatro troféus no Festival do Rio, o longa-metragem conta a história de Malu, uma atriz desempregada que vive das memórias de seu passado glorioso e divide uma casa em uma favela do Rio de Janeiro com sua mãe. A obra é livremente inspirada na vida da atriz Malu Rocha, mãe do diretor.
O Estação Net Botafogo fica na Rua Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo, Rio de Janeiro (RJ).