Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Conheça o INES
      • Competências e base jurídica
      • Estrutura organizacional
      • Comissões
      • Quem é quem
      • Agenda de Autoridades
      • Planos institucionais
      • Horários de atendimento
    • Ações e programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Renúncia de receitas
      • Programas financiados pelo FAT
      • Ações 2024.1
    • Participação social
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Conferências
      • Comitê de Ética em Pesquisa
      • CECINES
      • Audiências e consultas públicas
      • Ouvidoria
      • Legislações
      • Acessibilidade
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Auditorias / Relatórios de Gestão
    • Dados Abertos
    • Receitas e Despesas
    • Convênios e Transferências
      • Convênios para estágio obrigatório no INES
      • Convênios e instrumentos em vigor
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Acordo de Cooperação
      • Acordo de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Servidores Públicos
      • Funcionários Terceirizados
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Informações Classificadas
    • Licitações e Contratos
    • Demonstrações Contábeis
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Manual do SEI-INES
    • Agenda ARR
    • Perguntas frequentes
  • Assuntos
    • Curso de Libras
      • Sobre o Curso de Libras
      • Inscrições, renovações e destrancamentos de matrícula
      • Notícias do Curso de Libras
      • Contatos
      • Certificados
    • Audiologia
    • Vestibular
    • Concursos e processos seletivos
    • Qualificação e encaminhamento profissional
    • Estágio
    • CAS
    • COINES
    • Educação e Direitos Humanos
      • Núcleo Ubuntu
  • Visita ao INES
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Contatos setoriais
    • Horários de atendimento
    • Ouvidoria
    • Perguntas frequentes
    • Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de Conteúdos
    • Principais notícias
    • Dicionário de Libras
    • Publicações
      • Revista Arqueiro
      • Revista Espaço
      • Revista Forum
      • Coleção Série Histórica
      • Outras publicações do INES
    • Portal de Periódicos
    • Repositório Digital Huet
    • Manuário
    • Biblioteca - Catálogo on-line
      • Sobre a Biblioteca
      • Catálogo on-line
    • Certificados de eventos
  • Desenvolvimento Científico
    • Sobre o DDHCT
    • COINES
      • Sobre o COINES
      • COINES 2023
      • COINES 2024
      • COINES 2025
    • Fórum Bilíngue do INES
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Certificados de eventos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2018
      • 2017
    • Divisão de Extensão
    • Acervo Histórico
      • Sobre o Centro de Memória do INES
    • Programa de Assessoria Técnica (PROAT)
      • Sobre o PROAT
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2024
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2025
    • CAS
    • Editais do DDHCT
    • Pesquisa
    • Informes do DDHCT
  • Educação Básica
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DEBASI
      • Organograma
      • Equipe gestora
    • Colégio de Aplicação - CAp INES
      • Secretaria escolar
      • Projeto Político-Pedagógico - PPP
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
      • Noturno - EJA
      • Conselho Escolar
    • Informes do DEBASI
    • Núcleos
      • Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda - DIDAPS
      • Espaço de Pesquisa e Ensino de Ciências Aplicadas - EspCie-A
      • Núcleo de Estudos Avançados - NEA
      • Núcleo Especializado em Múltiplas Deficiências e Surdez - NEpMS
      • Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo - NOSS
    • Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional – DIEPRO
    • Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP
    • Divisão médico-odontológica – DIMO
    • Editais do DEBASI
  • Educação Superior
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DESU
      • Equipe gestora do DESU
      • Organograma
      • Infraestrutura
      • Eventos
      • Documentos departamentais
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Pós-graduação
      • Lato Sensu
      • Stricto Sensu
    • Pedagogia Bilíngue - EaD
      • Sobre o EaD
      • Mais sobre o curso de Pedagogia Bilíngue EaD
      • Parceiras
      • Processos Seletivos EaD
      • Repositório Huet
      • Projetos
      • Documentação
      • Contato
      • Informes e editais
    • Pesquisa e Extensão
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Processos seletivos
      • Graduação / Vestibulares
      • Pós Graduação
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Sistemas e agendamentos
      • Sistema Acadêmico - administrativos e docentes
      • Sistema Acadêmico - alunos
      • Agendamentos e reservas
    • Informes do DESU
    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Editais Coordenador de Área
      • Editais Professor Supervisor
      • Editais para Alunos
  • Recursos Humanos
    • Manual do Servidor
    • Divisão de Acompanhamento Funcional - DIAF
    • Divisão de Instrução Processual - DINSP
    • Divisão de Pagamento - DIPAG
  • Sistemas
    • Email
    • Aluno (Email)
    • SEI
      • SEI-INES
      • SEI - Acesso Externo
      • Curso SEI! USAR
      • SEI-INES - 1 ano
      • Novo SEI 4.0
    • Nuvem
    • Helpdesk
    • INESNET
    • Manutenção Predial
    • DESU
    • SAE
    • Portaria
    • SES
    • CRH
    • DIMO
    • DINU
    • SIADS
    • SISPAT-ASI
    • Curso de Libras
    • Medidor Rederio
    • Assinador GovBr
    • Serviços em Rede
      • Eduplay
      • Conferência Web
      • File Sender
      • Periódicos CAPES
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • WhatsApp canal
Você está aqui: Página Inicial Central de Conteúdos Principais notícias COINES 2024 reúne pesquisadores e estudantes na sede do instituto para debater direitos humanos
Info

Notícias

COINES 2024 reúne pesquisadores e estudantes na sede do instituto para debater direitos humanos

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 13/12/2024 15h06


 Em Libras

09/12/2024

"Mais de 3 milhões e 400 mil violações de direitos humanos foram denunciadas no Brasil em 2023, revelando a persistência de graves abusos em todas as esferas sociais". Foi com esta frase, seguida a outros dados e um minuto de silêncio em homenagem à tradutora intérprete de língua de sinais transgênero Evellyn Zàfferah, assassinada este ano, que teve início o 23º Congresso Internacional e 29º Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos - COINES 2024. Realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o encontro teve como tema "Educação de Surdos e Direitos Humanos", reunindo um público de cerca de 400 inscritos e convidados na própria sede do instituto, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). Desde 2016 o prédio histórico não era palco do maior evento da instituição.

-COINES20241205_101244.jpg
Coines 2024 aconteceu na sede do instituto
O evento recebeu autoridades como Alex Sandro Lins, representante da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e Gisele Fernandes, representante do Instituto Benjamin Constant (IBC), que estavam na cerimônia de abertura junto à diretora-geral do INES, Solange Rocha, e a diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico, à frente da organização, Danielle Lins. Alex destacou o trabalho do MDHC no combate às violações de direitos humanos, bem como o compromisso do governo com a educação bilíngue de surdos e com a criação, em 2025, de centrais de intérpretes nas instâncias federais de todo o país. Também em Libras, Solange reafirmou a relevância de debater os direitos linguísticos da comunidade surda e, principalmente, como este tema se integra e dialoga com os direitos humanos.

-COINES20241205_105057.jpg
Evento recebeu convidados de todo o Brasil e de fora
Entre os palestrantes, havia especialistas, mestres e doutores do INES e de outras instituições brasileiras de todo o país, além do professor Amaré Soares, da Associação de Surdos da Guiné-Bissau, que participou da mesa de abertura mostrando um panorama da educação de surdos em países africanos de língua oficial portuguesa. "A África é um verdadeiro exemplo da diversidade linguística e cultural. Temos cerca de mais de duas mil línguas existentes no território africano. Apesar disso, numa mesma região conseguimos nos comunicar, mesmo entre surdos e ouvintes", explicou Amaré, que agradeceu o convite do INES e disse esperar uma nova oportunidade de retornar ao país.

-COINESIMG_0794.jpg
Principais palestras tiveram transmissão ao vivo

Os professores Xoán Lagares, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Shirley Vilhalva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Keli Krause, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Mariana Campos, atual diretora de política educacional e linguística da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis); além de Valdo Nóbrega, ex-professor do INES que atualmente chefia a Divisão de Acessibilidade Cultural do Ministério da Cultura, e o docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Renan Quinalha, que é presidente do Grupo de Trabalho Ministerial de Memória e Verdade das Pessoas LGBTQIA+, do MDHC, foram alguns dos mais de 10 convidados que ministraram palestras em cinco eixos a partir do tema central - cidadania linguística; educação antirracista, indígena e quilombola; diversidades sexuais e de gênero; mulheres e lutas feministas; acessibilidade e direitos culturais.

Programação diversa

-COINES20241206_085401.jpg
Alunos do CAp/INES também apresentaram trabalhos
Devido à necessidade de reduzir o número de congressistas este ano, a fim de garantir conforto e infraestrutura aos presentes no evento, as principais mesas foram transmitidas online, ao vivo, pelo YouTube. A programação ainda contou com sessões de comunicação temáticas, 10 minicursos, apresentação de mais de 30 pôsteres, sorteio e lançamento de livros, lançamento de programa, feira de produtos e oficina de arte e cultura surda. Nesta edição, alunos do Colégio de Aplicação (CAp/INES) também puderam participar em uma sessão exclusiva de pôsteres, acompanhados dos docentes responsáveis pelos trabalhos. Violência contra a mulher, identidade cultural, olimpíadas, cinema e literatura foram temas abordados nas pesquisas dos estudantes dos ensinos fundamental e médio selecionados para expor.

COINES20241206_095949.jpg
Minicursos, lançamentos e festival reiteraram diversidade
No último dia, Daniela Cruz, professora e poeta do Centro de Integração de Artes e Cultura Surda (Ciacs), conduziu o Festival de Arte e Cultura Surda, que encerrou o COINES 2024. Diversos artistas surdos da dança, slam, capoeira, humor e vídeo, entre outros, contaram suas experiências, se apresentaram e fizeram performances em visual vernacular, recurso artístico e estético próprio das línguas de sinais em que a imagem é o discurso. "Não me lembro de um evento de educação de surdos com uma temática tão ampla e politizada (como foi este). É óbvio que a questão das línguas é fundamental, porque as pessoas precisam se comunicar, mas elas sozinhas não vão nos salvar", observou a professora Wilma Favorito, chefe da Divisão de Estudos e Pesquisas do INES, que esteve na mesa de encerramento e ressaltou a importância do encontro.

 

Confira mais imagens do evento aqui

 

Educação e Pesquisa
Tags: COINESCOINES 2024
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Conheça o INES
      • Competências e base jurídica
      • Estrutura organizacional
      • Comissões
      • Quem é quem
      • Agenda de Autoridades
      • Planos institucionais
      • Horários de atendimento
    • Ações e programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Renúncia de receitas
      • Programas financiados pelo FAT
      • Ações 2024.1
    • Participação social
      • Conselhos e órgãos colegiados
      • Conferências
      • Comitê de Ética em Pesquisa
      • CECINES
      • Audiências e consultas públicas
      • Ouvidoria
      • Legislações
      • Acessibilidade
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Auditorias / Relatórios de Gestão
    • Dados Abertos
    • Receitas e Despesas
    • Convênios e Transferências
      • Convênios para estágio obrigatório no INES
      • Convênios e instrumentos em vigor
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Acordo de Cooperação
      • Acordo de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Servidores Públicos
      • Funcionários Terceirizados
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Informações Classificadas
    • Licitações e Contratos
    • Demonstrações Contábeis
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Manual do SEI-INES
    • Agenda ARR
    • Perguntas frequentes
  • Assuntos
    • Curso de Libras
      • Sobre o Curso de Libras
      • Inscrições, renovações e destrancamentos de matrícula
      • Notícias do Curso de Libras
      • Contatos
      • Certificados
    • Audiologia
    • Vestibular
    • Concursos e processos seletivos
    • Qualificação e encaminhamento profissional
    • Estágio
    • CAS
    • COINES
    • Educação e Direitos Humanos
      • Núcleo Ubuntu
  • Visita ao INES
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Contatos setoriais
    • Horários de atendimento
    • Ouvidoria
    • Perguntas frequentes
    • Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de Conteúdos
    • Principais notícias
    • Dicionário de Libras
    • Publicações
      • Revista Arqueiro
      • Revista Espaço
      • Revista Forum
      • Coleção Série Histórica
      • Outras publicações do INES
    • Portal de Periódicos
    • Repositório Digital Huet
    • Manuário
    • Biblioteca - Catálogo on-line
      • Sobre a Biblioteca
      • Catálogo on-line
    • Certificados de eventos
  • Desenvolvimento Científico
    • Sobre o DDHCT
    • COINES
      • Sobre o COINES
      • COINES 2023
      • COINES 2024
      • COINES 2025
    • Fórum Bilíngue do INES
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Certificados de eventos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2018
      • 2017
    • Divisão de Extensão
    • Acervo Histórico
      • Sobre o Centro de Memória do INES
    • Programa de Assessoria Técnica (PROAT)
      • Sobre o PROAT
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2024
      • Assessoria Técnica em Educação Bilíngue de Surdos - 2025
    • CAS
    • Editais do DDHCT
    • Pesquisa
    • Informes do DDHCT
  • Educação Básica
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DEBASI
      • Organograma
      • Equipe gestora
    • Colégio de Aplicação - CAp INES
      • Secretaria escolar
      • Projeto Político-Pedagógico - PPP
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
      • Noturno - EJA
      • Conselho Escolar
    • Informes do DEBASI
    • Núcleos
      • Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda - DIDAPS
      • Espaço de Pesquisa e Ensino de Ciências Aplicadas - EspCie-A
      • Núcleo de Estudos Avançados - NEA
      • Núcleo Especializado em Múltiplas Deficiências e Surdez - NEpMS
      • Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo - NOSS
    • Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional – DIEPRO
    • Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP
    • Divisão médico-odontológica – DIMO
    • Editais do DEBASI
  • Educação Superior
    • Sobre o Departamento
      • Sobre o DESU
      • Equipe gestora do DESU
      • Organograma
      • Infraestrutura
      • Eventos
      • Documentos departamentais
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Pós-graduação
      • Lato Sensu
      • Stricto Sensu
    • Pedagogia Bilíngue - EaD
      • Sobre o EaD
      • Mais sobre o curso de Pedagogia Bilíngue EaD
      • Parceiras
      • Processos Seletivos EaD
      • Repositório Huet
      • Projetos
      • Documentação
      • Contato
      • Informes e editais
    • Pesquisa e Extensão
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Processos seletivos
      • Graduação / Vestibulares
      • Pós Graduação
      • Pesquisa
      • Extensão
    • Sistemas e agendamentos
      • Sistema Acadêmico - administrativos e docentes
      • Sistema Acadêmico - alunos
      • Agendamentos e reservas
    • Informes do DESU
    • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/INES
      • Editais Coordenador de Área
      • Editais Professor Supervisor
      • Editais para Alunos
  • Recursos Humanos
    • Manual do Servidor
    • Divisão de Acompanhamento Funcional - DIAF
    • Divisão de Instrução Processual - DINSP
    • Divisão de Pagamento - DIPAG
  • Sistemas
    • Email
    • Aluno (Email)
    • SEI
      • SEI-INES
      • SEI - Acesso Externo
      • Curso SEI! USAR
      • SEI-INES - 1 ano
      • Novo SEI 4.0
    • Nuvem
    • Helpdesk
    • INESNET
    • Manutenção Predial
    • DESU
    • SAE
    • Portaria
    • SES
    • CRH
    • DIMO
    • DINU
    • SIADS
    • SISPAT-ASI
    • Curso de Libras
    • Medidor Rederio
    • Assinador GovBr
    • Serviços em Rede
      • Eduplay
      • Conferência Web
      • File Sender
      • Periódicos CAPES
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • WhatsApp canal
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca