INCA promove ação especial no Dia Mundial do Doador de Sangue
Neste sábado, 14 de junho, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) organiza uma recepção especial em seu Serviço de Hemoterapia, na Praça Cruz Vermelha, no Centro do Rio, para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A ação faz parte da campanha Junho Vermelho, movimento nacional de conscientização para incentivar a doação voluntária de sangue, especialmente durante o inverno, quando os estoques costumam diminuir.
Mais do que doar sangue na data, é fundamental reforçar a importância da doação contínua, principalmente de plaquetas, que têm validade de apenas cinco dias após a coleta. Além de plaquetas, o banco de sangue do INCA é responsável por estocar componentes como hemácias e plasma, garantindo o atendimento tanto de demandas habituais quanto emergenciais das quatro unidades do Instituto.
A doação de plaquetas por aférese – processo em que apenas esse componente do sangue é coletado – é essencial para pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico, que frequentemente necessitam de transfusões. O ideal seria contar com pelo menos de 4 a 6 doadores de plaquetas por aférese por dia, e 70 doadores de sangue total.
A comemoração especial do INCA será das 8h às 12h, e inclui a oferta de um bolo festivo e de um lanche embalado. A iniciativa busca valorizar os doadores regulares, incentivar novas doações e reforçar o papel da sociedade na manutenção dos estoques de sangue, que são essenciais no tratamento de pacientes oncológicos.