INCA participa de mutirão nacional e amplia acesso a atendimentos especializados
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) participou ativamente do Dia-E, neste sábado (13), mutirão nacional coordenado pelo Ministério da Saúde, visando ampliar a oferta de atendimentos especializados no SUS. A mobilização fez parte do programa federal "Agora Tem Especialistas", que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, ampliando o acesso à saúde de qualidade.
O INCA reforçou a programação em três de suas unidades, realizando 842 atendimentos, entre consultas de primeira vez, exames de imagem, procedimentos cirúrgicos e sessões de quimioterapia e de radioterapia. Ao todo, 270 profissionais paticiparam da ação, atendendo pacientes com diferentes necessidades oncológicas.
"O INCA está feliz em participar deste esforço nacional. O "Agora Tem Especialistas" traz para a população a percepção de uma maior quantidade de atendimento e a melhor qualidade no teleatendimento. Hoje, com a mobilização, conseguimos atingir um número superior ao que fazemos habitualmente em um dia comum de trabalho. Esse esforço é uma resposta a um sistema de saúde que enfrenta uma alta demanda e uma oferta insuficiente, mas conseguimos oferecer mais procedimentos, reduzindo o tempo de espera. Esse é um esforço concentrado em todo o país, e estamos orgulhosos de contribuir para esse movimento. O nosso maior compromisso é com a população, que precisa de um atendimento digno e eficiente", ressalta o diretor-geral do INCA, Roberto Gil.
Entre os pacientes beneficiados pelo mutirão, destaca-se a história de Jussélia Martins, psicóloga de 66 anos, diagnosticada com câncer de pulmão. Ela compartilhou sua experiência com o atendimento acelerado proporcionado pelo Dia-E.
"Esse diagnóstico foi uma surpresa para mim, que veio após uma cirurgia de vesícula. Depois da operação, desenvolvi uma tosse persistente que virou pneumonia. Após tratamento com antibióticos, descobri que era câncer. Não posso reclamar, o sistema tem funcionado bem, mas a espera para chegar até aqui resultou em um agravamento da doença. O câncer se espalhou para o outro pulmão. Hoje, graças ao mutirão, estou recebendo o tratamento que preciso, com médicos que me olham nos olhos e me ouvem. Sei que estamos lutando contra o tempo, e é bom saber que existe uma equipe dedicada ao meu cuidado."
Mais acesso à assistência especializada
Criado para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o programa "Agora Tem Especialistas" se consolidou, ao longo de 2025, como uma das ações estruturantes do governo federal para ampliar e qualificar o acesso à saúde especializada. Além dos mutirões, outras iniciativas estão em andamento, como as carretas de saúde da mulher, oftalmológicas e de exames de imagem, que já oferecem atendimento em todos os estados; a ampliação de horários de funcionamento de serviços de saúde; o provimento e formação de mais médicos especialistas; e a parceria com hospitais privados para atendimento complementar e gratuito ao SUS mediante abatimento de dívidas com a União.
Com essas estratégias integradas, o programa vem promovendo impacto direto na vida da população, reduzindo o tempo de espera, ampliando a resolutividade e garantindo que milhares de pessoas possam iniciar o próximo ano com mais saúde, dignidade e acesso à assistência especializada pela rede pública de saúde.