Bolsas de Pós-Doutorado Marie Skłodowska-Curie (MSCA PF)
As Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) contribuem para pesquisas de excelência, impulsionando empregos, crescimento e investimento ao equipar pesquisadores com novos conhecimentos, habilidades e exposição internacional e intersetorial para preencher os principais cargos do futuro e resolver desafios sociais atuais e futuros.
As bolsas de pós-doutorado MSCA (bolsas de estudo de pós-doutorado) visam apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores dentro (bolsas europeias) e fora da Europa ( bolsas globais).
As bolsas de pós-doutorado (PF) destinam-se a pesquisadores experientes que realizam seus próprios projetos de pesquisa em uma organização anfitriã em outro país, adquirindo assim novas habilidades por meio de treinamento avançado e, possivelmente, mobilidade intersetorial. A bolsa geralmente cobre dois anos de salário, um subsídio de mobilidade, custos de pesquisa e despesas gerais da instituição anfitriã. Auxílios familiares e auxílios para necessidades especiais também estão disponíveis, quando aplicável.
Existem dois tipos de bolsas de pós-doutorado do MSCA:
-
Bolsas europeias
-
Pesquisadores radicados na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México ou qualquer outro país da América Latina e do Caribe que desejem se mudar para a Europa para receber uma bolsa podem se candidatar a uma bolsa europeia. Os projetos de pesquisa são realizados na UE ou em países associados (ao Horizonte Europa) e têm duração de um a dois anos. Não há mais painéis na chamada de Bolsas de Pós-Doutorado (novidade do Horizonte Europa).
-
Pesquisadores individuais baseados na Europa também podem se candidatar a uma bolsa europeia para mobilidade dentro da UE ou países associados.
-
-
Bolsas globais
-
Pesquisadores sediados na Europa podem se candidatar a uma bolsa global para realizar pesquisas de até 2 anos em um terceiro país – como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México ou qualquer outro país da ALC – e retornar à Europa por 1 ano. Esta é uma excelente oportunidade para instituições de ensino superior/institutos de pesquisa/empresas do setor privado da ALC receberem um pesquisador de alto nível baseado na Europa, totalmente financiado pela Comissão Europeia.
Para maiores informações acesse aqui.
O edital de 2025 está aberto até 10 de setembro de 2025.