Notícias
Legado
INCA lamenta falecimento do oncologista Rengaswamy Sankaranarayanan
Com pesar, o INCA comunica o falecimento do radio-oncologista Rengaswamy Sankaranarayanan, ex-conselheiro especial para o controle do câncer (2013-2017) e chefe da Seção de Detecção Precoce e Prevenção (2009-2015) da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês). Sankaranarayanan faleceu em 3 de agosto, deixando um legado de liderança no controle do câncer e dedicação inabalável à redução das desigualdades na prevenção do câncer em todo o mundo.
Sankaranarayanan iniciou sua carreira na Índia e dedicou mais de quatro décadas à saúde pública do câncer. Ele foi fundamental no lançamento de projetos de demonstração na África, Ásia e América Latina, que lançaram as bases para programas de controle do câncer escaláveis e sustentáveis. Recebeu diversos prêmios em reconhecimento aos seus serviços em oncologia global e controle do câncer, incluindo o Prêmio Paul P. Carbone de Oncologia Internacional, o Prêmio Internacional Princesa Lalla Salma, do Marrocos, e o Prêmio Ernst Wertheim, da Áustria.
Foi autor de mais de 260 publicações científicas e contribuiu para diversos relatórios técnicos e diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Iarc. Ele era conhecido não apenas por seu rigor científico, mas também por sua humildade, mentoria e compromisso com a equidade no tratamento do câncer. Inúmeros jovens profissionais e pesquisadores de todo o mundo se beneficiaram de sua orientação e mentoria.