Notícias
Controle do câncer
7º Fórum de Oncologia Pediátrica será realizado nos dias 24 e 25 deste mês
O Instituto Desiderata promove na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília, nos dias 24 e 25 deste mês, o 7º Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP). Realizado pela primeira vez de forma presencial na capital federal, o FOP reunirá gestores públicos, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater soluções e estratégias que garantam equidade no cuidado e no tratamento de crianças e adolescentes com câncer em todo o País. O evento é gratuito e pode também ser acompanhado online.
Com o tema central “Fortalecimento da Rede de Atenção ao Câncer Infantojuvenil nos estados brasileiros”, o Fórum busca impulsionar a construção de uma rede articulada entre estados e municípios, que assegure um cuidado mais ágil, efetivo e humanizado. A proposta é enfrentar as desigualdades sociais, étnico-raciais e regionais que ainda impactam o acesso ao diagnóstico e ao tratamento no Brasil.
“Discutir câncer infantojuvenil é discutir o direito à vida, ao cuidado digno e à justiça social. O FOP é um espaço de articulação para transformar realidades e ampliar as chances de cura de milhares de crianças e adolescentes”, afirma Carolina Motta, gerente de oncologia do Instituto Desiderata.
No dia 24, o Fórum promoverá uma série de mesas de debate, palestras e painéis temáticos, com foco na qualificação da atenção oncológica infantojuvenil. Um dos destaques será a discussão sobre diagnóstico precoce, fundamental para o enfrentamento da doença no país. A programação conta ainda com a participação da Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade de Brasília (UnB), que apresentará contribuições acadêmicas para a formação de profissionais da área.
No dia 25, será realizada uma oficina técnica fechada, reunindo especialistas, profissionais da saúde e representantes de secretarias estaduais. O objetivo é alinhar diretrizes e construir propostas concretas para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde do Câncer Infantojuvenil nos estados brasileiros. O evento é gratuito e para saber mais detalhes da programação do Fórum, o link é http://foprio.org.br.
A 7ª edição do FOP conta com a participação de instituições de referência como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Confederação Nacional de Instituições de Apoio à Criança com Câncer (Coniacc), Opas e Ministério da Saúde. O evento tem parceria institucional do St. Jude Children’s Research Hospital e financiamento do programa My Child Matters.
Para mais informações e inscrições gratuitas, acesse https://foprio.org.br.