O Núcleo de Pesquisas Clínicas (NPC) do Instituto Evandro Chagas (IEC), vinculado à Seção de Virologia, dedica-se ao desenvolvimento de ensaios clínicos com candidatas a vacinas de importância em saúde pública, além de Investigações epidemiológicas precursoras de estudos clínicos com vacinas.
O NPC tem foco em atrair e promover novos protocolos de estudos aplicados às doenças infectocontagiosas, incluindo aquelas negligenciadas, para o desenvolvimento de novas tecnologias e tratamentos com potencial de aplicação à em saúde pública na Amazônia, a todo o território brasileiro e eventualmente com alcance global.
Por meio de parcerias público-privadas, o NPC recebe protocolos para condução de estudos multicêntricos de Fases II, III e IV desde a década de 90, liderados pelo médico virologista, pesquisador paraense, Alexandre da Costa Linhares, pioneiro no Brasil em estudos com candidatas a vacinas contra Rotavírus (agente viral responsável naquela ocasião por cerca de 500.000 óbitos em crianças menores de 5 anos com gastroenterite grave, globalmente). Desde 2006, resultados desses estudos culminaram com a incorporação da vacina oral contra rotavírus (V.O.R.H) no programa nacional de imunizações do Brasil.
O NPC está localizado no campus do IEC em Belém, situando-se em bairro próximo a à maioria dos hospitais públicos e privados da capital paraense, contando – em sua configuração atual inaugurada em março de 2022 – com a seguinte infraestrutura:
- Recepção;
- Área de triagem;
- Duas salas de espera;
- 08 consultórios;
- Sala de reunião;
- Sala de entrada de dados;
- Sala de monitoria;
- Sala de apoio logístico;
- Sala de vacinação;
- Auditório com capacidade para 30 pessoas;
- Sala de programação;
- Arquivo; e
- Câmara fria para armazenamento de vacinas/imunobiológicos.