Notícias
XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais destaca 40 anos do MinC, 50 anos da Funarte e a Política Nacional das Artes em sua abertura
.
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), realiza de 30 de junho a 4 de julho o XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, um dos mais importantes encontros acadêmicos sobre políticas culturais no Brasil. Cerca de 40 atividades – debates, conferências, lançamentos de livros e diálogos – terão a participação de mais de 230 especialistas do Brasil e da América Latina. A programação será presencial na sede da instituição, na cidade do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal da FCRB no YouTube, ampliando o acesso ao público de diferentes regiões.
Na abertura do evento, nesta segunda-feira (30), são destaques os 40 anos do MinC, os 50 anos da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Política Nacional das Artes (PNA). Às 14h, a ministra da Cultura Margareth Menezes estará na mesa de abertura, “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”. Em seguida, às 15h, Isaura Botelho, uma referência no campo da gestão cultural no Brasil e autora do livro “Romance de Formação: Funarte e política cultural (1976-1990)”, conduz a conferência “Tempo, Memória e Crítica: reflexões sobre os 40 anos do MinC e os 50 anos da Funarte”, retomando a história destas instituições fundamentais para a criação e implementação de políticas que promovam os direitos culturais no nosso país.
Às 17h, o debate “Brasil das Artes: uma Política Nacional” terá a presença da presidenta da Funarte, Maria Marighella, discutindo sobre a Política Nacional das Artes (PNA), um novo marco legal que vai orientar o Estado brasileiro, assim como agentes e instituições da sociedade civil, na promoção do direito às artes e na sua proteção. Também participam do debate Fernando Mencarelli (UFMG), Galiana Brasil (Itaú Cultural), Lia Baron (consultora do Grupo de Trabalho da PNA/UFF) e José Eduardo (Acervo da Laje), com mediação de Francis Wilker (UFC).
O Seminário Internacional de Políticas Culturais se consolida como um espaço estratégico para a formulação coletiva de propostas, intercâmbio de saberes e fortalecimento da democracia cultural, reunindo pesquisadores, gestores, intelectuais, estudantes, representantes da sociedade civil e convidados internacionais. Foram selecionados mais de 200 trabalhos acadêmicos que integram as mesas de comunicação do evento, que também celebra os 20 anos do programa Cultura Viva e os 10 anos do IberCultura Viva. As mesas dedicadas ao Cultura Viva e IberCultura Viva ganham destaque especial, reunindo convidados de diferentes países para refletir sobre o papel dessas políticas na promoção da diversidade cultural, cidadania e inclusão social, e sobre como experiências brasileiras influenciaram iniciativas em outros contextos internacionais.
O XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, por meio do Setor de Pesquisa de Políticas Culturais e da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão, coordenada pela Profa. Dra. Lia Calabre. Esta edição, realizada com a parceria do Programa IberCultura Viva l, tem um foco especial na dimensão global das políticas culturais, em sintonia com a realização da III MONDIACULT/UNESCO e as comemorações dos 20 anos da Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
Saiba mais da programação completa e acompanhe as atividades em www.gov.br/casaruibarbosa.