Notícias
Teatro da Fumaça apresenta “Canção de Engate” na Funarte MG
“Canção de Engate” - foto: Gabriel Werneck
O Complexo Cultural Funarte MG recebe, entre os dias 19 e 22 de junho, de quinta a domingo, às 19h, a peça “Canção de Engate”, que traz a história de um jovem ator que precisa gravar um vídeo de apresentação para um teste de elenco. Investigando o uso original de recursos audiovisuais em cena, o novo trabalho do Teatro da Fumaça é um solo de Ítallo Vieira, com direção de Fábio Furtado.
O grupo define o espetáculo como “um espetáculo que mergulha no desejo — desejo que atravessa o estado de Minas Gerais, invade as avenidas durante o Carnaval e transborda para além das margens, como um rio que não se pode conter". Para contar a história do protagonista, o espetáculo explora a prática dos “Vídeos de Apresentação” — ou selfie tapes — comuns no meio das artes da cena e do audiovisual. São gravações, geralmente feitas em casa, em que atrizes e atores se apresentam para concorrer a um papel em um filme ou comercial. Ao tentar se traduzir, o protagonista mergulha em lembranças — faladas, cantadas, expressas pelo corpo e pela palavra — e atravessa também mitos, clássicos do teatro nacional e da literatura universal.
Com o intuito de explorar o uso de diferentes linguagens na construção do espetáculo, “Canção de Engate” é um trabalho que surge a partir de algumas referências principais: a poesia de Matilde Campilho, a música de Antônio Variações e a água como metáfora do desejo.
Serviço
Espetáculo “Canção de Engate”
Data: 19 a 22/06 - quinta a domingo
Horário: 19h
Entrada Franca - retirada de ingressos pelo Sympla ou 1h antes das apresentações na bilheteria.
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte.
As apresentações contam com interpretação em Libras e visita tátil acessível.