Notícias
Teatro Cacilda Becker recebe estreia de “Medeia Carimbó”
“Medeia Carimbó” - foto: Guará Siqueira
A Funarte apresenta o espetáculo teatral Medeia Carimbó, no Teatro Cacilda Becker, espaço cultural da entidade no Catete, Rio de Janeiro (RJ), a partir do dia 25 de julho, sexta-feira. A montagem revisita a tragédia grega de Medeia a partir do humor e da dança. O projeto conta com apoio do Programa Funarte Aberta.
A personagem principal é uma atriz paraense, em preparação para encenar o clássico. Antes de um ensaio, ela não consegue forças para abrir um pote de comida e se alimentar. O problema, aparentemente banal, faz com que a artista mergulhe em memórias, dores e comparações entre a sua própria vida e a de Medeia, personagem que vai interpretar: ambas estão isoladas, raivosas e distantes de suas terras. Por meio de um coro de vizinhas, que espiona a atriz, acompanha-se a busca dessa mulher por uma solução bem-humorada, musical e dançante para as suas aflições – diferente da tragédia grega. A montagem conecta música e humor à dança do carimbó, abordando pertencimento, identidade, raiva e resiliência.
Teatro grego, humor e dança popular - Uma das manifestações culturais muito populares do Pará e do Maranhão, o carimbó é uma dança de roda, com tambores de matriz africana, originalmente artesanais e com o mesmo nome do folguedo. Incorporado à encenação como linguagem cênica e simbólica, o carimbó aparece na peça como elemento de resistência cultural e afirmação de identidade.
Na peça, cinco atrizes dão forma à narrativa. Ela nasce da fusão entre a tragédia de Eurípides e o cotidiano de uma mulher, que tenta se estabelecer como artista, longe de sua terra. No enredo original, Medeia, traída e abandonada por Jasão e cheia de ódio, se revolta contra todos, prometendo vingança, que de fato realiza: mata os filhos que teve com o ex-marido, a nova esposa dele e o pai desta. “Não lidamos diretamente com essa história, mas sim com uma dramaturgia contemporânea e bem-humorada, que discute as dificuldades de uma atriz no Rio de Janeiro Ela não mata ninguém, nem se vinga do marido: dança. E é justamente nisso que acha a saída para as suas dores”, explica a idealizadora e autora da peça, Ana Schaefer. A direção artística é de Cátia Costa.
Serviço
Espetáculo “Medeia Carimbó”
25 de julho a 17 de agosto, de sexta-feira a domingo
19h30
Ingressos: R$ 30 | Meia-entrada: R$ | Vendas pelo site Sympla e na bilheteria local
Local: Espaço Cultural Funarte RJ - Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338, Catete, Rio de Janeiro – Próximo ao Metrô Largo do Machado
Classificação Indicativa: 14 anos
Mais informações: e-mail: medeiacarimbo@gmail.com | (21) 99917-8297
Assessoria - Lyvia Rodrigues: contato.aquelaquedivulga.com.br