Notícias
Grupo Parangolé celebra 25 anos com evento gratuito na Funarte MG
Grupo Parangolé - foto: Maíra Cabral
O Grupo Parangolé e sua arte inspirada em Oiticica, Brecht e Boal está em festa e se prepara para realizar o Festival Parangolé 25 anos. Nos dias 30 e 31 de maio, sexta e sábado, e 1º de junho, domingo, a trupe celebra seu aniversário ao lado do público e artistas parceiros, como Sérgio Pererê, Cida Falabella, Titane, DJ Naroca e Di Souza. Com acesso gratuito, o evento reúne espetáculos, esquetes teatrais, oficinas, exposições de acervo, lançamento de livro, documentário, shows musicais, discotecagem, feira popular de comidas, bebidas e produtos agroecológicos locais e outras atividades. O projeto foi contemplado no Programa Funarte Aberta.
No início dos anos 1990, Cascão e a companheira Fernanda assumiram a Gerência de Mobilização Social da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte. “Passamos a fazer várias esquetes ligadas à coleta seletiva para carroceiros, catadores”. De um coletivo de quinze jovens artistas, o ator e poeta Rodolfo Cascão, a artista visual Fernanda Macruz, a atriz Sandra Albéfaro e o ator Lucílio Gomes decidiram seguir juntos e, em 1999, criam o Parangolé. “Já nascemos cunhando o conceito de Arte Mobilização: que é colocar a arte e seu potencial mobilizador a serviço de causas públicas e sociais, introduzindo a dimensão da festa e do lúdico, em processos participativos”, explica Cascão.
De lá para cá, a trupe criou mais de 100 trabalhos que misturam teatro, bonecos, música, cordel, folguedos, danças e festas populares, em performances e oficinas que pensam a arte a serviço da vida e da cidadania. Dos projetos realizados, a maioria carrega como propósito essa reverberação social e o protagonismo comunitário. O grupo expandiu a atuação para cidades de Minas Gerais (de Januária a Rio Acima, de Governador Valadares a Uberaba, de Chapada do Norte a Oliveira), com incursões em Brasília, Fortaleza, Vila Velha, Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia; além de participação internacional, na Expo Zaragoza, na Espanha, em 2008.
“Nada mais coerente do que celebrar em um espaço público como a Funarte, que carrega marcas históricas das lutas e conquistas da classe artística -- a arte como bem comum, direito e ato político”, comenta o ator, educador e também fundador Lucílio Gomes.
Destaques da Programação – “Festival Parangolé 25 anos”
Na programação do festival, estão previstas apresentações de três montagens teatrais do Grupo: “Rio Inventa Estórias”, “Cordéis do Cafundó” e “A Véia doida do Rio”, além da peça “Para Lembrar eu solo”, com Sandra Albéfaro; o espetáculo “Outono”, com a artista convidada Cida Falabella; e apresentações do Núcleo Artivismo e Resistência do Grupo Parangolé, com as intervenções “O tempo” e “Desigualdade S.A.”.
Durante o festival, também serão oferecidas oficinas que dialogam com diversas linguagens artísticas: “Dança Circular”, com Willian Vale; “Rap”, com o MC Russo APR; “Antropofagia na arte brasileira”, com Rafael Fares e Laura Belisário; e “Bordado”, com Tatiana Sansi.
A mostra inclui ainda música com a Orquestra Circular, do regente Di Souza; Coral da Marilu; o grupo de Forró Suvaco Xeroso; um Sarau com palco aberto e convidados; e ainda shows com Titane e Sérgio Pererê. Para conduzir a festa, o evento conta com a presença do radialista Elias Santos, como mestre de cerimônias; e a DJ Naroca, na discotecagem.
Estão previstos os lançamentos de “Nas Trilhas do Grupo Parangolé - 25 anos de arte à serviço da vida” e “Argamassa”, livro de poemas e cordéis, de autoria de Cascão. Também está prevista a exibição de um documentário sobre a história do grupo e uma exposição de acervo com painéis, fotos, alegorias e figurinos, que percorre as quatro fases da companhia - Água, Educação Popular, Cordel e Carnaval/Artevismo.
Durante a programação, ocorre uma feira popular com comidas, bebidas, artesanato indígena, livros e produtos agroecológicos, além de atividades infanto-juvenis do Grupo Atrás do Pano, com seu ”Estórias Cantantes”, e o palhaço mágico Sapequinha, do grupo goiano “Asas do Picadeiro”.
Serviço
Festival Parangolé 25 anos
30/05 a 1º/06 - sexta a domingo
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68. Centro, Belo Horizonte
Entrada franca
Classificação livre
30 de maio
18h - Acolhimento Artístico; Feira (comes, bebes, livros, artesanato); e DJ Naroca
Exposição Parangolé 25 anos
18h50 - Cortejo Abertura Parangolé
19h - Mestres de Cerimônias (Lucílio e Sandra); Lançamento do livro 'Nas Trilhas do Grupo Parangolé' e vídeo 'Parangolé 25 anos' (Cordel Móvel)
19h30 - Sofá: falas de Pedro Pontual, Cida Falabella, Rafael Barros e Eliane Parreiras (Cordel Móvel)
20h15 - Cordéis dos Cafundó (Cordel Móvel)
31 de maio
14h - Acolhimento Artístico; feira (comes, bebes, livros, artesanato); Mestre de Cerimônias (Tita); e exposição 'Parangolé 25 anos'
15h - 'Estórias Cantantes; Grupo Atrás do Pano (Cordel Móvel); oficina Bordado (Tati)
16h - Oficina de Dança Circular (William); 'O Tempo - Artevismo e Resistência'
16h30 - 'Asas do Picadeiro' (Sapequinha)
17h30 - 'A Veia Doida do Rio' - Grupo Parangolé
18h - 'Para Lembrar Eu Solo' (Sandra Albéfaro)
18h15 - Dança Circular coletiva (William Vale)
19h - Show Titane
20h30 - Show Pererê
1º de junho
14h - acolhimento artístico; feira (comes, bebes, livros, artesanato); Mestre de Cerimônias (Elias Santos); exposição '25 anos Parangolé'; oficina 'Antropofagia na arte' (Rafael e Laura)
15h - 'Desigualdade S.A. - Artivismo e Resistência'
15h45 - 'O Rio Inventa Histórias' - Grupo Parangolé
16h - Oficina RAP (Russo APR)
16h45 - Orquestra Percussão Circular (Di Souza)
18h - 'Outono' (Cida Falabela)
18h15 - Sarau '25 anos no ano 2025' (Cordel Móvel)
19h15 - Coral da Marilu (Valéria Braga) (Cordel Móvel)
20h15 - Show Suvaco Xerôso e Forró - Palco Música