Notícias
Funarte reverencia trajetória e legado de Vera Barreto Leite Valdez
Foto: Fabio Bartelt
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reverencia a vida e a trajetória de Vera Barreto Leite Valdez (1936-2026), artista de espírito livre, presença luminosa e força criativa que atravessou o teatro, o cinema, a moda e a televisão. Múltipla, Vera tinha no teatro sua paixão, construindo uma trajetória profundamente ligada à experimentação e à coragem artística.
Integrante do Teatro Oficina desde a década de 1980, participou de processos que marcaram a história da cena teatral do país, em diálogo com gerações de artistas e com um teatro comprometido com a vida e a transformação. Esteve em “Cacilda!!!”, peça dirigida por Zé Celso Martinez Corrêa sobre a atriz Cacilda Becker, além de espetáculos como “Vento Forte para um Papagaio Subir”, “As Bacantes”, “Os Sertões”, “Navalha na Carne” e a nova montagem do histórico “Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, em 2018.
No cinema brasileiro, Vera trabalhou com o diretor Roberto Santos em “O Homem Nu” e com Walter Hugo Khouri em “As Cariocas”.
Símbolo de uma existência pulsante e inspiradora, Vera Valdez segue eterna como referência de uma arte que resiste, se reinventa e permanece viva na memória, nos gestos e nos caminhos que ajudou a abrir.
A Funarte se solidariza com familiares, amigas, amigos, colegas de cena e com toda a comunidade artística.