Notícias
Funarte reverencia trajetória de Cláudio Barradas
Cláudio Barradas - foto: divulgação
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reverencia a trajetória e o legado de Cláudio Barradas, ator, diretor, professor e cônego da Arquidiocese de Belém. Referência para as artes cênicas e para a cultura paraense, Cláudio foi um dos fundadores da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde também foi professor, atuando como mestre para gerações de artistas. Em 2021, recebeu o título de Professor Emérito pela instituição, em homenagem ao seu trabalho e sua relevância na cena artística local.
Natural de Belém (PA), Cláudio uniu a arte ao seu ofício no sacerdócio. Atuou como diretor de radionovelas e no cinema, colaborou em quatro filmes do cineasta paraense Líbero Luxardo e participou, como ator e diretor, de montagens célebres da cena cultural amazônica. O Teatro Universitário Cláudio Barradas, inaugurado em 2009, leva o seu nome em reconhecimento à sua trajetória.
A Funarte se solidariza com a família, amigos, admiradores e toda cena artística e cultural paraense, e celebra a contribuição de Cláudio Barradas para as artes, a educação e a cultura.