Notícias
Funarte reverencia Teuda Bara, mestra do Teatro do Brasil
Foto: Camila Avila / CGCOM Funarte
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reverencia Teuda Magalhães Fernandes, a Teuda Bara (1941-2025), nome fundamental do teatro brasileiro. Atriz e uma das fundadoras do Grupo Galpão, consagrada companhia teatral criada em 1982, Teuda fez da prática coletiva o lastro de construção de vida em liberdade, alegria, coragem e celebração em comunhão. Por sua trajetória, em 2023, foi contemplada na primeira edição do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes: um reconhecimento ao seu imenso legado e contribuição à cultura brasileira, que se marcam na história das artes cênicas do país.
Nascida em Belo Horizonte (MG), ela ecoou o teatro no Brasil. Uma existência essencial, transgressora, inovadora, popular e com a convicção do poder dos vínculos. A experiência do teatro de grupo no país se fortalece a partir de sua vocação à ao trabalho e à excelência, em atuação incansável, repleta de humor, amor e respeito a seus pares e públicos.
A Funarte abraça membros do Grupo Galpão, familiares, amigos, colegas, admiradores, aprendizes e toda uma geração que experimenta o teatro também através desta artista, na certeza da infinitude dessa passagem.