Notícias
Funarte reverencia Luiz Carlos Felizardo, nome fundamental da fotografia
.
A Fundação Nacional de Artes - Funarte reverencia Luiz Carlos Felizardo (1949–2025), mestre das artes e nome fundamental da fotografia brasileira. Sua obra permanece viva, como luz impressa no tempo. Reconhecido por sua excelência técnica, sensibilidade estética e profundo comprometimento com a linguagem fotográfica, Felizardo dedicou décadas de sua vida à arte de ver e revelar o mundo. Suas imagens em preto e branco, muitas feitas com câmeras de grande formato, transformaram paisagens naturais e urbanas e detalhes do cotidiano em poesia visual.
Contemplado com o Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023, sua obra marca gerações e segue iluminando os caminhos da fotografia brasileira. A Funarte teve a honra de condecorá-lo com a celebração desse prêmio em evento presencial, realizado em julho de 2024.
Em 2008, Felizardo recebeu a Bolsa de Incentivo à Criação da Funarte, com o projeto Querência. O projeto de diagnóstico de cópias de seu acervo, apresentado por Denise Stumvoll à Funarte, pela qualidade do trabalho de Felizardo como fotógrafo e “printer", também foi contemplado na Bolsa Solange Zuniga da Funarte, em 2020. Entre tantas outras pesquisas, publicações e prêmios relacionados ao fotógrafo, que era um dos principais convidados das edições da histórica Semana Nacional de Fotografia.
Os trabalhos fotográficos de Felizardo integram diversas coleções de instituições nacionais e internacionais.
A Funarte se solidariza com familiares, amigos, colegas e admiradores. Seu legado permanece.