Notícias
Funarte lamenta morte e honra trajetória do produtor cultural Tadeu de Souza
(Divulgação)
A Fundação Nacional de Artes - Funarte lamenta a morte e reverência a trajetória de Tadeu de Souza, produtor, articulador cultural, educador social e ex-coordenador da Funarte.
Tadeu foi uma figura central no fortalecimento da cultura brasileira, dedicando sua vida à democratização do acesso à arte e ao estímulo das expressões culturais. Entre 1989 e 2001, coordenou o Centro Cultural Monte Azul, na zona sul de São Paulo, promovendo importantes iniciativas de inclusão sociocultural. Foi também um dos fundadores do movimento Arte Contra Barbárie, que marcou a história das políticas culturais no Brasil.
Ao longo de sua trajetória, Tadeu atuou como assessor parlamentar na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de São Paulo e integrou a coordenação da Fundação Nacional das Artes.
Em uma de suas últimas aparições públicas, Tadeu participou da abertura de eventos culturais e destacou a importância da formulação de planos municipais de cultura, reforçando sua incansável militância em prol da democratização e valorização da cultura em todos os territórios.
A Funarte manifesta sua solidariedade à família, amigos e toda a comunidade cultural, que hoje se despede de um grande defensor das artes e da cidadania.