Notícias
Funarte fortalece cooperação artística Brasil-Chile em agenda institucional
(Divulgação)
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) esteve neste mês de janeiro em Santiago do Chile, representada pela diretora do Centro de Teatro, Aline Vila Real, em uma agenda institucional dedicada ao fortalecimento da cooperação artística entre Brasil e Chile, reunindo espaços de articulação entre formação, interações estéticas e mercados estratégicos.
A Embaixada do Brasil em Santiago organizou um encontro com participação da Funarte e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, voltado à troca de experiências e à articulação de oportunidades.
Junto com artistas das artes cênicas e da música do Brasil, a Funarte também integrou a Platea 26 – Semana de Programadores, atividade do Festival Teatro a Mil, um dos mais relevantes festivais de artes performáticas da América Latina: uma presença para ampliar o diálogo com programadores, instituições e agentes culturais de diferentes países. Nos palcos, shows musicais e espetáculos de circo, dança e teatro de vários artistas e companhias brasileiras.
Houve ainda reunião com a Universidade do Chile, representada por Annie Murath, diretora do Departamento de Teatro, para o aprofundamento de um projeto de intercâmbio artístico Brasil-Chile, em parceria com a Fundación Teatro a Mil, com foco em formação, criação e acesso.
Em 2024, a Funarte assinou termo de cooperação com o Festival Teatro a Mil. Em 2025, esteve presente no evento com uma comitiva de artistas e agentes culturais de todas as regiões do país, selecionados por meio de chamada pública. Agora, em 2026, segue fortalecendo essa conexão, promovendo o intercâmbio de saberes e ampliando a presença das artes brasileiras no mundo, apostando nos resultados da abertura de portas desta interlocução contínua.
A Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024 ofereceu, em seu Módulo 2, apoio financeiro para participação na Platea - Semana dos Programadores do Festival Internacional Teatro a Mil, de 14 a 19 de janeiro de 2025. A bolsa foi lançada no contexto do projeto Funarte Brasil Conexões Internacionais, que tem o propósito de conectar agentes artísticos brasileiros e de outros territórios culturais em ações internacionais que promovam o diálogo intercultural, a cooperação, a coprodução, o intercâmbio e a colaboração mútuas. No âmbito da Política Nacional das Artes, esse projeto integra o Programa de Internacionalização das Artes, que pretende fortalecer a presença das artes brasileiras nos diversos circuitos internacionais, por meio da articulação institucional junto a entidades, organismos e projetos internacionais.
Além do fomento direto à mobilidade artística, o Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais atua na articulação institucional junto a entidades e projetos estratégicos, garantindo a presença de agentes das artes brasileiras em importantes eventos e territórios internacionais. Entre eles estão a Bienal de Dança em Moçambique, a Bienal de Veneza, a Quadrienal de Praga, o Festival Internacional de Artes Vivas de Bogotá (FIAV), o já citado Festival Internacional Teatro a Mil, a Womex – Worldwide Music Expo, a Bienal de Havana, a Bienal de Dança de Lyon, o Festival Off Avignon e ações da Temporada Brasil–França.
Essas iniciativas somam-se ainda à participação do Governo Federal, por meio da Funarte, em programas de cooperação internacional multilateral, como Ibercena, Ibermúsicas e Iberorquestras Juvenis, reforçando o compromisso com o intercâmbio de saberes, a circulação artística e o fortalecimento das políticas públicas para as artes em escala internacional.