Notícias
Espetáculo “Nuvens de Chumbo” em curta temporada na Funarte MG
“Nuvens de Chumbo” - foto: Paulo Lacerda
A partir de uma garota que é acordada por fantasmas, “Nuvens de Chumbo”, espetáculo de formatura do curso matutino de Teatro do Cefart - Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado - trata da persistência das histórias repressivas do período militar na vida coletiva do país. As apresentações ocorrem na Funarte MG, no centro de Belo Horizonte, dos dias 3 a 6 e 10 a 13 de julho, sempre às 19h. Com entrada gratuita e apresentações com interpretação em Libras nas sessões de domingo, o espetáculo é apoiado pelo Programa Funarte Aberta 2025
Dirigida por Luiz Carlos Garrocho, a montagem encerra a primeira etapa do ciclo formativo dos alunos e conta com trilha sonora original de João Paulo Prazeres, executada ao vivo, e terá, ainda, quadrinhos de Hilton Rocha, projetados em cena. Sem reconstruções lineares, o espetáculo traz à tona histórias trágicas livremente inspiradas em pessoas que viveram no período de maior repressão da ditadura militar, de 1969 a 1974. Os fantasmas que tiram a garota do sono não sabem que morreram e revivem o drama de suas trajetórias. Uma professora universitária que entrou para a resistência; uma mãe que busca seu filho desaparecido, mas não consegue descobrir seu paradeiro; um comandante militar responsável pelo processo de vigilância em um quartel; um agente do Estado à frente de uma milícia; um bicheiro que financia e informa o regime em troca de autorização para exercer sua atividade ilegal.
Luiz Carlos Garrocho, diretor da peça, destaca que a dramaturgia, construída com a participação dos estudantes, tem como princípio a colagem e a fragmentação, lembrando a arte feita nos anos 70, que tinha que fragmentar o conteúdo, para burlar a censura. “Essa é uma pesquisa à qual venho me dedicando há anos: um teatro que faz uma abordagem corporal da atuação. Nesse caso, de um lado, penso o performativo; de outro, o aspecto compositivo, da atenção à linguagem, pela qual uma imagem pode ressoar com a outra, sem se explicarem de modo direto. Busco uma dramaturgia de imagens entrelaçadas a sons e ações”, explica.
A peça “Nuvens de Chumbo” é uma das atrações do Festival Cefart, que chega para promover apresentações multiartísticas da nova geração de criadores. A programação, totalmente gratuita, atravessa os meses de junho a agosto em diversos espaços do Palácio das Artes e na Funarte apresentando, ao final deste semestre, o resultado de todo trabalho desenvolvido nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena.
Serviço
Nuvens de Chumbo – Espetáculo de Formatura do Curso de Teatro do Cefart
Datas: de 3 a 6 | de 10 a 13 de julho (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68. Centro. Belo Horizonte.
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos gratuitos, distribuídos 1h antes do início na bilheteria do teatro