Notícias
SERGIPE – Representantes de cozinhas solidárias são orientados para receber alimentos do PAA
Com objetivo de ampliar os canais de escoamento da produção dos agricultores e agricultoras familiares de Sergipe, a Companhia Nacional de Abastecimento e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) irão realizar capacitações com representantes de cozinhas solidárias no estado. A oficina, a ser realizada na sexta-feira (6), visa orientar quanto à habilitação destes estabelecimentos para estarem aptos a receberem os alimentos adquiridos pela Companhia por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Atualmente, Sergipe possui 77 cozinhas solidárias mapeadas pelo MDS e desse quantitativo apenas 17 estão aptas a receberem as doações provenientes do PAA. Temos o desafio de ampliar a quantidade de cozinhas habilitadas. E é esse o nosso objetivo com o encontro. Diversificar os canais de escoamento da produção dos agricultores e agricultoras de forma a assegurar o apoio à atividade, e, ao mesmo tempo, ampliar o atendimento às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, pondera o superintendente da Conab em Sergipe, Janderson Maués.
Durante o encontro, os participantes serão orientados acerca da documentação necessária para realizar a habilitação das cozinhas junto ao Ministério. Além das diretrizes para se inscrever no Programa junto ao MDS, esta será uma oportunidade para os representantes das cozinhas sergipanas buscarem atendimento a fim de realizar o cadastro no sistema do Ministério.
PAA e Programa Nacional de Cozinhas Solidárias – Por meio do PAA, os produtos da agricultura familiar são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por programas de ações da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas. O Programa também possibilita a formação de estoques pelas cooperativas e demais organizações da agricultura familiar, bem como o atendimento às demandas de gêneros alimentícios e materiais propagativos.
Já o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias promove a articulação entre cozinhas solidárias e iniciativas governamentais que têm foco na promoção da segurança alimentar e nutricional. O equipamento visa garantir o acesso a alimentos de qualidade nos centros urbanos ao fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população vulnerável.
Serviço:
Oficina para Cozinhas Solidárias de Sergipe
Data: 06 de junho
Horário: 8h às 17h.
Local: Auditório do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV)
Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz - Capucho, Aracaju/SE.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
imprensa@conab.gov.br