Notícias
SERGIPE – Oficina de bioinsumos incentiva produção agroecológica entre agricultores familiares
Com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis e fortalecer a produção agroecológica, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, até o fim desta semana, a Oficina de Campesino a Campesino na Sede da Cooperativa de Pequenos Agricultores do Baixo São Francisco (Coabasf), na comunidade Mussuípe, em Neópolis, município de Sergipe. A iniciativa busca capacitar os agricultores de arroz no Baixo São Francisco a elaborar fertilizantes, defensivos e outros insumos agrícolas a partir de materiais disponíveis nas próprias comunidades, reduzindo custos e impactos ambientais. A ação integra as atividades de capacitação realizadas dentro do Programa Arroz da Gente.
O superintendente da Companhia em Sergipe, Janderson Maués, participou da abertura da oficina destacando a importância de unir o conhecimento técnico da pesquisa com a sabedoria dos hábitos de cultivos de antigas gerações para o desenvolvimento de modelos de produção mais sustentáveis. A expectativa é de que a iniciativa contribua para o aumento da produção de alimentos agroecológicos, com respeito ao meio ambiente.
Cerca de 30 agricultores e agricultoras familiares do Baixo São Francisco de Sergipe e Alagoas participam da formação. Durante a oficina, os participantes podem aprender a produzir e utilizar bioinsumos naturais. O encontro estimula o resgate de práticas ancestrais e o diálogo sobre o uso sustentável dos recursos naturais, fortalecendo a autonomia produtiva das comunidades.
A capacitação conta com a organização da Conab, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Embrapa. Além de Maués, participaram da abertura da oficina o Superintendente do MDA/SE, Roberto Araújo, o Deputado Federal João Daniel, o representante da Embrapa Tabuleiro Costeiros, José Guedes Sena Filho, o representante da coordenação do TED pelo IFRN, Sandro Alves, a Secretária de Agricultura de Neópolis, Renata Ferreira, e representantes do Banco do Nordeste (BNB), da Universidade Federal de Sergipe, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Neópolis.
Arroz da Gente - O Programa Arroz da Gente foi instituído pela Portaria Interministerial nº 15, de 9 de dezembro de 2024, assinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo principal é fomentar a produção nacional de arroz por meio da expansão de áreas cultivadas e da diversificação dos sistemas produtivos. O programa também busca ampliar a renda no campo e contribuir para a segurança alimentar e nutricional da agricultura familiar.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br