Notícias
SANTA CATARINA - Nova etapa do PAA tem início e envolve mais de 200 agricultores familiares
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através da Superintendência Regional de Santa Catarina (Sureg/SC) iniciou 2026 com uma nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado. A iniciativa viabiliza a entrega de mais de 400 toneladas de produtos da agricultura familiar a instituições da rede socioassistencial que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional catarinenses.
Os alimentos — entre frutas, verduras, legumes, feijão, sucos e pinhão — foram adquiridos pela Cmpanhia na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), que utiliza recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O investimento total é de quase R$ 2,7 milhões, destinado ao pagamento dos agricultores, associações e cooperativas participantes.
A ação envolve mais de 200 agricultores familiares distribuídos por municípios como Criciúma, Içara, Lauro Müller, Maracajá, Orleans, São Joaquim, Curitibanos, Entre Rios, Fraiburgo, Jaborá, Lages, São Bento do Sul e outros. Esses produtores são responsáveis tanto pelo fornecimento quanto pela entrega dos alimentos às entidades beneficiadas.
Participam da operação cooperativas e associações regionais, entre elas a Cooperativa de Produção Agropecuária Conquista (Garuva), a Cooperativa União do Oeste (Lebon Régis), a Cooperativa dos Assentados da Reforma Agrária (Fraiburgo), a Cooperativa de Produção e Consumo Agroindustrial de Jaborá (Jaborá), a Cooperativa Ecológica da Região Serrana (Lages), a Cooperativa Familiar Nova Vida (Criciúma), a Cooperativa de Produtores Rurais de São Bento do Sul e a Associação de Desenvolvimento Microbacia Lageado Guarani (Entre Rios). Nesta última, há participação de famílias indígenas no fornecimento dos produtos.
As doações beneficiarão aproximadamente 49 mil pessoas residentes em municípios catarinenses como Joinville, Florianópolis, São José, Biguaçu, Monte Castelo, Cerro Negro, entre outros. As entregas são feitas diretamente às entidades beneficiárias, como escolas, hospitais, bancos de alimentos, cozinhas solidárias e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O acompanhamento das ações ocorre por meio do controle social, com a participação dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional municipais e estadual, e da Associação Rede Com a Rua de Florianópolis, o que assegura a transparência e o monitoramento da execução do programa no estado.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br