Notícias
SANTA CATARINA – Agricultura familiar fornece 120 toneladas de alimentos para doação no estado
O combate à insegurança alimentar e a garantia de renda para a agricultura familiar ganha um reforço em Santa Catarina. Nesta semana, agricultores e agricultoras do estado começaram o fornecimento da primeira remessa das 120 toneladas de alimentos frescos e diversificados, que serão distribuídos ao longo dos próximos meses para pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação é viabilizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo central do programa é duplo: auxiliar pequenos produtores na comercialização de seus cultivos e, simultaneamente, destinar esses produtos para doação em instituições socioassistenciais na região.
Essa operação de Compra com Doação Simultânea (CDS) conta com um aporte financeiro de quase R$ 720 mil, proveniente do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A aquisição engloba uma ampla variedade de itens, como frutas, verduras, legumes, panificados, geleia e pinhão, oferecendo um cardápio mais rico para os beneficiários. Ao todo, 72 agricultores familiares dos municípios de Alfredo Wagner, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Lages, Painel e São José do Cerrito participam como fornecedores.
A logística de distribuição também fica a cargo dos próprios produtores rurais, garantindo agilidade no processo de entrega. A doação desses insumos beneficiará mais de 17 mil pessoas que residem nos municípios catarinenses de Cerro Negro, Lages, Florianópolis, São José e Biguaçu.
Os itens da agricultura familiar atenderão às demandas do Fundo Municipal de Assistência Social de Lages e de Cerro Negro, à Cáritas Diocesana de Lages e às Cozinhas Solidárias: Associação Além dos Olhos de São José, Associação dos Remanescentes do Quilombo Vidal Martins, Casa de Passagem Indígena de Florianópolis e Canja Solidária de Biguaçu. No total, a operação beneficia oito instituições catarinenses.
A transparência da operação é garantida pelo controle social, que conta com a colaboração do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Lages, Comitê Gestor do PAA de Cerro Negro, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Santa Catarina e a Associação Rede com a Rua, de Florianópolis. A aquisição de produtos da agricultura familiar, realizada pelo Governo Federal por meio do PAA, é concretizada a partir dos projetos devidamente aprovados no programa. Nessa modalidade específica de Compra com Doação Simultânea, os gêneros são entregues pelos produtores diretamente às entidades beneficiárias, tais como escolas, bancos de alimentos e cozinhas solidárias.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br