Notícias
RIO GRANDE DO NORTE - Ações integradas fortalecem agricultura familiar potiguar
Nesta semana, técnicos da Superintendência Regional do Rio Grande do Norte da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reuniram-se com representantes de órgãos públicos e entidades da agricultura familiar do estado para organizar a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com foco na modalidade Sementes, para tratar do início do calendário de plantio de 2026.
Em um dos encontros, na sede potiguar do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ficou definido que, entre janeiro e fevereiro, serão entregues quase 98 mil quilos de sementes e mudas, em valor aproximado de R$ 1,9 milhão, para atendimento de agricultores familiares. A definição desse volume e do período de entrega leva em conta o calendário de plantio nas áreas que serão beneficiadas.
Também estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de organizações da agricultura familiar e de movimentos sociais.
A outra reunião foi entre a Conab e a equipe do projeto Mais Gestão Nordeste, na sede da regional da Companhia. O tema tratado também foi o PAA Sementes, enfocando no Termo de Execução Descentralizada (TED), executado pelo MDA e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com o objetivo de acompanhar duas cooperativas inseridas no PAA Sementes que apresentam dificuldades de gestão, contabilidade e questões jurídicas.
Foram apresentados os resultados das visitas às cooperativas e um diagnóstico com os principais desafios identificados. A UFRPE acompanha ações em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, e deverá apresentar à Conab um panorama da situação das duas cooperativas analisadas. O documento indicará pontos de melhoria na gestão para qualificar a participação no programa.
Finalmente, a Sureg/RN também recebeu no estado o secretário de estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima. O tema da conversa foi o planejamento de ações conjuntas entre a estatal e a secretaria, concentrando-se na operacionalização de políticas públicas voltadas à agricultura familiar no estado.
A Conab apresentou um balanço das atividades realizadas em 2025 e tratou do planejamento das ações integradas para 2026. Foram tratados temas como mutirões de documentação da trabalhadora rural, feiras e outros eventos previstos para o primeiro semestre, além do acordo de cooperação vigente entre as instituições.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br