Notícias
PIAUÍ - Workshop sobre Bioinsumos capacita 30 agricultores
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, até o dia 29 de agosto, um workshop sobre o uso de bioinsumos no cultivo de arroz. A atividade faz parte do Programa Arroz da Gente, implementado para estimular a produção de arroz no Brasil e fortalecer a agricultura familiar.
Bioinsumos são produtos de origem biológica, como microrganismos, extratos vegetais e agentes de controle biológico, que podem ser utilizados na produção agrícola em substituição ou complemento aos insumos químicos. Seu uso ajuda a reduzir custos de produção e promover práticas agrícolas mais sustentáveis.
A oficina é uma iniciativa da Conab em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A Conab será representada pelo superintendente regional no estado, Danilo Viana, que fará a abertura, e pelo gerente operacional, Thiago Pires.
Quem ministra o workshop é o engenheiro agrônomo Adelan Alcântara, especialista em controle biológico, contratado pelo programa, e pelos pesquisadores Ivan Cruz e Valter Matrangolo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade de pesquisa Milho e Sorgo.
O evento ocorre na comunidade rural Josué de Castro, localizada no município de Buriti dos Lopes (PI), a cerca de 300 quilômetros de Teresina, capital do estado. A abertura ocorreu na segunda (25).
Ao todo, 30 agricultores familiares participam da capacitação — sendo 20 da comunidade anfitriã e outros 10 de diferentes territórios do Piauí vinculados ao programa. Além deles, nove agentes de acompanhamento territorial contratados pelo Programa Arroz da Gente recebem capacitação, além de outros dez multiplicadores de órgãos governamentais das esferas municipal, estadual e federal.
Arroz da Gente - O Programa Arroz da Gente foi instituído pela Portaria Interministerial nº 15, de 9 de dezembro de 2024 , assinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo principal é fomentar a produção nacional de arroz por meio da expansão de áreas cultivadas e da diversificação dos sistemas produtivos. O programa também busca ampliar a renda no campo e contribuir para a segurança alimentar e nutricional da agricultura familiar.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br