Notícias
TOCANTINS
Pescado será inserido no Programa de Aquisição de Alimentos no estado
Pescadores do Tocantins agora já podem vender sua produção ao governo federal. No próximo dia 21, terá início a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para pescado no estado. Este é um projeto pioneiro no âmbito do PAA estadual, na modalidade Compra com Doação Simultânea, que vai garantir a comercialização do produto e, ao mesmo tempo, sua distribuição a populações em situação de insegurança alimentar.
O primeiro contrato foi firmado com a Colônia de Pescadores de Brejinho de Nazaré e prevê a aquisição de 12.120 kg de pescado - traíra, dourada, corvina, pacu e tucunaré, entre outros -, num total de R$ 119.988,00 que beneficiarão 15 famílias de pescadores artesanais.
Nesta sexta-feira (17), o produto começa a ser processado para transformação em Carne Mecanicamente Separada (CMS), eliminando o risco de espinhas e ossos. O processamento será feito pelos próprios pescadores que no início de junho passaram por capacitação, oferecida pela Conab, sobre como manusear e conservar o pescado, para evitar problemas com a inspeção federal e desperdício.
O produto final será entregue ao Sesc - Mesa Brasil no próximo dia 21 em pacotes de 3 kg congelados, para posterior distribuição à rede socioassistencial. O projeto é resultado de parceria da Conab com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Embrapa - Pesca e Aquicultura, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Sebrae/TO e Sesc - Mesa Brasil.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br