Notícias
AMAZONAS
Nova doação de farinha de mandioca irá beneficiar 800 famílias no estado
Uma nova doação de farinha de mandioca pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá beneficiar cerca de 800 famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado. A Companhia autorizou o Instituto Central das Entidades Associativas do Brasil (ICEAB) a retirar 7,2 toneladas do alimento da unidade armazenadora da estatal em Manaus. A retirada ocorre nesta quarta-feira (16).
A farinha de mandioca foi adquirida pela estatal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Direta, que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A compra do alimento pela Conab foi realizada como forma de apoio à produção de agricultores e agricultoras familiares amazonenses.
Em fevereiro deste ano, a Conab também doou 22,5 toneladas de farinha de mandioca para a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime). Esse volume doado ajudou a complementar a alimentação de 5 mil famílias indígenas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA, criado há mais de 20 anos no âmbito da estratégia Fome Zero, une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.
A modalidade Compra Direta é um instrumento do PAA que tem como objetivo a aquisição de alimentos da agricultura familiar, de forma específica e pontual, em operação aprovada pelo grupo gestor do programa, para disponibilizar alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389
imprensa@conab.gov.br