Notícias
Missão japonesa visita o Brasil para aprofundar diálogo sobre milho e soja na alimentação animal
Técnicos da Agência para Informação de Produtos Pecuários do Japão (ALIC) estiveram nesta segunda-feira (8) na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, para conhecer mais sobre a dinâmica do mercado brasileiro de milho e soja voltado à produção de rações para suinocultura. Durante a visita, representantes das áreas de inteligência de mercado e de relações internacionais da Companhia conduziram um diálogo técnico sobre o funcionamento da cadeia produtiva e os principais fatores que influenciam a oferta e a demanda dessas commodities.
Também foram apresentados dados sobre políticas públicas de estímulo à produção, usos industriais dos grãos — como na fabricação de etanol e óleo comestível — e os desafios logísticos que afetam o escoamento da safra. A troca de informações contribuiu para reforçar a cooperação entre os dois países e ampliar a compreensão sobre o papel do Brasil no fornecimento global de insumos agropecuários.
Segundo Gabriel Rabello Corrêa, gerente de Fibras e Alimentos Básicos da Conab, a reunião foi uma oportunidade de detalhar a estrutura de produção de dados da Companhia e sua atuação no suporte à formulação de políticas públicas para o setor agrícola. “Explicamos como são elaboradas as análises de oferta e demanda e de que maneira essas informações contribuem para o planejamento e o acompanhamento do mercado agrícola”, afirmou.
A abertura institucional para o diálogo técnico com outros países e a apresentação das metodologias adotadas no acompanhamento do mercado agrícola integram um conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento do comércio bilateral e ao avanço do intercâmbio com nações que mantêm relações consolidadas com o agronegócio brasileiro.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br