Notícias
Leilões de PEP e Pepro asseguram apoio ao escoamento de 196,28 mil toneladas de arroz
Os leilões de apoio à comercialização e ao escoamento de arroz, realizados nesta terça-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), resultaram na negociação de cerca de 196,28 mil toneladas do grão da safra de 2024/25. O volume representa 44,1% do total das 444,92 mil toneladas de arroz, total ofertado pela estatal nos pregões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento de Produto (PEP).
A primeira operação do dia foi destinada ao Pepro, medida voltada para os agricultores, em que a quantidade de prêmio arrematada chegou a 159,5 mil toneladas. Já nos pregões de PEP, destinados às indústrias e aos comerciantes do grão, foram negociadas cerca de 36,79 mil toneladas do cereal. Os arrematantes do apoio negociado nas operações estão localizados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, não havendo interesse nos lotes ofertados ao Paraná.
Nos próximos dias, a Conab vai analisar a regularidade cadastral dos participantes dos leilões e publicar os nomes dos arrematantes. Na sequência serão emitidos e assinados os documentos confirmatórios da operação pela Conab e pelas Bolsas de Mercadorias que representam os arrematantes. Os participantes dos leilões precisam comprovar a comercialização do arroz até o dia 27 de janeiro de 2026, enquanto que a comprovação do escoamento do grão deve ser realizada até 27 de maio do ano que vem. O pagamento do prêmio é realizado pela Companhia após a conferência de toda a documentação referente à comercialização e ao escoamento dos grãos.
Novas rodadas de leilão – Dando continuidade às ações de apoio aos produtores de trigo e arroz da região sul do país, a Conab irá realizar uma nova rodada de leilões de PEP e Pepro voltadas para os produtos nesta quarta-feira (24). As operações serão realizadas pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe), a partir de 9h.
Os dois primeiros leilões serão voltados para as ações de apoio ao trigo da safra 2025/26. Ao todo, a Companhia irá ofertar auxílio no escoamento de aproximadamente 64,7 mil toneladas. O primeiro pregão será referente ao Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), voltado para os agricultores, detalhado no Aviso 108. Logo em seguida a Conab realiza o pregão de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) com o saldo remanescente do que foi comercializado no Aviso 108. Ao fim dos leilões de trigo, as operações serão voltadas para os produtores e comerciantes de arroz. A Conab pretende negociar um total aproximado de 287,3 mil toneladas do grão da safra 2024/25. Assim como na operação anterior, o primeiro pregão será de Pepro, o volume não negociado será ofertado logo em seguida por meio de PEP.
No caso do Prêmio para Escoamento de Produto, as indústrias de beneficiamento e comerciantes de cereais devem comprovar a compra dos grãos pelo preço mínimo estabelecido pelo Governo Federal, bem como atestar escoamento do produto conforme as regras dos editais para receberem o prêmio. Já no Pepro, o prêmio é assegurado ao produtor ou cooperativa que comprove a produção e a venda/escoamento do trigo ou do arroz para as indústrias de beneficiamento ou comerciantes nas condições previstas nos Avisos.
Para participar dos leilões, os interessados deverão estar inscritos na Bolsa de Mercadorias pela qual pretendem atuar e com cadastro completo e atualizado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) da Conab, além de possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), como também perante ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), entre outras exigências previstas nos editais.
Os leilões públicos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), são importantes ferramentas para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, atuando como balizadora da oferta, incentivando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.
Clique aqui para acessar a íntegra dos editais.
Serviço:
Leilões de Pepro e PEP de trigo
Aviso Pepro nº 108
Data: quarta-feira, 24 de dezembro
Horário: a partir de 09h00
Aviso PEP nº 109
Data: quarta-feira, 24 de dezembro
Horário: após o Aviso 108
Leilões de Pepro e PEP de arroz
Aviso Pepro nº 110
Data: quarta-feira, 24 de dezembro
Horário: após o Aviso 109
Aviso PEP nº 111
Data: quarta-feira, 24 de dezembro
Horário: após o Aviso 110
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br