Notícias
BAHIA
Investimentos beneficiam 28 projetos da agricultura familiar
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência Regional na Bahia, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou os 28 projetos da Bahia contemplados na 2º Chamada Pública Conab/BNDES. Os primeiros contratos foram assinados na última semana. O investimento total no estado será de R$ 1,23 milhões.
Os recursos, não reembolsáveis, serão aplicados para solucionar gargalos operacionais ou viabilizar inovações das organizações produtivas que permitam expandir as atividades, aprimorar as condições de trabalho no meio rural e proporcionar ampliação da renda dos produtores.
Para a presidente da Associação Manoel Dias - uma das contempladas do Programa, Lindaura Pereira, o benefício permitirá o crescimento da associação. "Trabalhamos com muitas famílias carentes e precisávamos de algumas ferramentas para maior eficiência do nosso trabalho. Esse recurso é o incentivo que a associação precisava para crescer ainda mais", ressaltou a presidente.
Na avaliação do técnico agrícola e representante do Movimento SETA, Maurício Santos, a chamada pública é muito importante para organizar, unir as famílias e fomentar mais empregos formais. "Com o programa as entidades podem se organizar melhor estruturalmente, financeiramente e socialmente. O beneficio contribui para que as famílias venham se aproximar ainda mais, e fazer com que todos possam ajudarde uma certa forma, seja manual ou tecnológica. Desta forma, a produtividade aumenta e se torna necessária mais mão de obra, ou seja, mais empregos formais", ressaltou Santos.
A parceria Conab/ BNDES tem por objeto a seleção e apoio a projetos que fortaleçam cooperativas e/ou associações de produtores rurais de base familiar, formalmente constituídas, através de investimentos voltados à estruturação de circuitos locais e regionais de produção, beneficiamento, processamento, armazenamento e comercialização, com o intuito de melhorar suas condições de atuação no mercado governamental de alimentos. Têm prioridade sistemas orgânicos ou de base agroecológica, mulheres, jovens, quilombolas, indígenas e demais povos e comunidades tradicionais.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br