Notícias
ESPÍRITO SANTO – Debates técnicos sobre café robusta reúnem especialistas e produtores no estado
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou análises atualizadas sobre a cultura do café Conilon nos simpósios promovidos na última quarta (26) e quinta-feira (27), no município de São Mateus/ES. Durante os eventos, foram compartilhados os resultados do mapeamento das lavouras e do levantamento das safras de café com representantes da cadeia produtiva. Com público estimado em 500 pessoas, os simpósios reuniram debates sobre manejo, tecnologias de cultivo, desafios climáticos, ambiente produtivo e perspectivas para o café.
O superintendente regional da Conab no Espírito Santo, Leilson Novaes Arruda, acompanhado do assistente regional Kerley Mesquita de Souza, conduziu falas direcionadas a produtores, pesquisadores, estudantes e extensionistas, destacando como as informações consolidadas pela Conab auxiliam no planejamento da produção e no acompanhamento das condições da cultura no estado. As contribuições incluíram dados de safra e referências sobre o monitoramento permanente realizado pela empresa.
A 3º Simpósio de Pesquisas e Tecnologias em Coffea Canephora e o 14º Simpósio do Produtor de Conilon reafirmaram a relevância da cafeicultura capixaba ao promoverem, de forma articulada, a difusão de pesquisas, tecnologias e práticas inovadoras. Realizados pela SEEA e pela UFES, com o apoio de instituições como Projagro, UFES, INIAV, Incaper, Embrapa, CCCV, MEPES, IFES, UENF, UNIR, UFV, UESC, IAC, FAESA, Nova Onda e Conexão Safra, além do patrocínio de Crea-ES, Mútua, Fapes, CNPq, Rovensa, Colombo, OCB-ES, P@A, Prefeitura de São Mateus, Amazon-Agro, Yara, FMC, Defesa Agrícola, Basf, Cooabriel, Viveiro Marinato e Nicolli, os eventos cumprem o propósito de aproximar a sociedade capixaba, brasileira e internacional dos avanços científicos e tecnológicos da cultura do Coffea Canephora.
Voltados a engenheiros(as) agrônomos(as) e demais profissionais das engenharias, estudantes, agricultores, empresários, professores e pesquisadores, os encontros ampliam o compartilhamento de conhecimento e contribuíram para a disseminação de soluções simples e inovadoras que fortalecem toda a cadeia produtiva, a fim de impulsionar o desenvolvimento da cafeicultura, consolidando o Espírito Santo como referência nacional e internacional no setor.
A Conab realiza quatro levantamentos anuais da safra de café, com estimativas de área, produtividade e produção para as variedades arábica e conilon, além de análises sobre clima, manejo e condições de mercado que influenciam o desempenho das lavouras. O monitoramento integra o calendário oficial da empresa e subsidia produtores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas com informações consolidadas e atualizadas sobre a cafeicultura brasileira.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br