Notícias
Conab e Abracen assinam protocolo de intenções para fortalecer sistemas agroalimentares urbanos
Fortalecer a parceria institucional e os sistemas agroalimentares urbanos estão entre os objetivos do protocolo de Intenções assinado entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). O compromisso foi firmado pelo presidente da Companhia, Edegar Pretto, e pelo presidente da Abracen, Bruno Rodrigues, durante a solenidade de abertura do Encontro Nacional da Abracen, realizado até o próximo dia 31 no auditório do B Hotel, em Brasília (DF).
“Estamos vivendo um momento importantíssimo no qual foi anunciado ontem pela ONU que o Brasil saiu do Mapa da Fome, resultado de um conjunto de ações nos últimos anos, como por exemplo, os bancos de alimentos de algumas Ceasas brasileiras. A maioria da população hoje vive em áreas urbanas e temos um grande desafio de acesso a alimentos saudáveis a essas pessoas, e ao mesmo tempo incluir a agricultura familiar nas cadeias de valor. Por isso a importância em se discutir políticas integradas que conectem o campo e a cidade. E nesse cenário, as Ceasas desempenham papel essencial no escoamento da produção agrícola, especialmente da agricultura familiar, e na garantia de acesso a alimentos saudáveis para a população”, reforçou o presidente da estatal.
Com a assinatura do protocolo de intenções, a Companhia firma parceria para a elaboração do diagnóstico dos mercados atacadistas de hortigranjeiros, por meio da realização de uma ampla análise das centrais de abastecimento do país. A expectativa é que o II Diagnóstico Nacional das Ceasas seja concluído em 2026. O último levantamento foi realizado em 2009. Com a nova edição, o objetivo é consolidar dados estratégicos para subsidiar ações voltadas à modernização e sustentabilidade das centrais, além de incentivar investimentos e fortalecer a integração do sistema.
O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, também destacou a saída do Brasil do Mapa da Fome da FAO/ONU e a importância nacional das Ceasas, ressaltando o interesse de tornar esses locais atrativos e turísticos, a fim de incentivar a produção de alimentos de qualidade.
Além da assinatura desta parceria relevante, o evento também trata de questões fundamentais para aprimorar o abastecimento do Brasil, como soluções para reduzir perdas e desperdícios, a ampliação da infraestrutura e promoção de ambientes alimentares mais equilibrados entre campo e cidade. A programação aborda temas como inovação, sustentabilidade, segurança alimentar e políticas públicas voltadas ao abastecimento. Além dos paineis, os participantes realizarão uma visita técnica à Ceasa Brasília, seguida de discussões sobre saídas para melhorar a eficiência do abastecimento e inovações tecnológicas no setor.
O Encontro, promovido pela Associação, reúne autoridades, especialistas e representantes das Ceasas de todas as regiões do país, com a expectativa de que as discussões contribuam para a construção de uma agenda estratégica nacional que reconheça as Centrais de Abastecimento como estruturas fundamentais para a segurança alimentar e o desenvolvimento regional.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br