Notícias
Conab anuncia entrega de mais de 300 toneladas de alimentos para Cozinhas Solidárias de São Paulo
Créditos da foto: Catiana de Medeiros
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou, na manhã desta quarta-feira (16), que mais de 300 toneladas de alimentos serão entregues até o fim de agosto às Cozinhas Solidárias do estado de São Paulo, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
Os produtos, provenientes de cooperativas da agricultura familiar do Paraná, incluem arroz, feijão, farinha de mandioca, fubá, farinha de milho, açúcar mascavo e melado de cana. Além disso, cooperativas paulistas também iniciarão as entregas no segundo semestre, com itens como feijão, fubá, farinha de milho, farinha de mandioca e leite em pó.
O presidente da estatal, Edegar Pretto, fez o anúncio durante a 1ª Conferência das Cozinhas Solidárias de São Paulo, realizada na capital paulista e promovida pelo Instituto Céu Estrela Guia, coordenado por Pai Denisson D’Angiles. A organização é uma das entidades participantes do PAA Cozinha Solidária, executado pela Companhia. O evento teve como tema o papel das Cozinhas Solidárias no combate à insegurança alimentar e nutricional.
“Somamos esforços para garantir que não falte comida nas Cozinhas Solidárias por meio do PAA. Agradecemos ao Instituto, que de forma generosa mobiliza inúmeras cozinhas, homens e mulheres que dedicam a vida a ajudar o Brasil a sair novamente do Mapa da Fome. Seguiremos em diálogo com quem lidera essas iniciativas e ofereceremos todo o suporte necessário para que essa política pública funcione cada vez melhor”, afirmou Pretto.
O Instituto Céu Estrela Guia está credenciado junto ao MDS para receber alimentos produzidos por agricultores familiares por meio do PAA. Esses alimentos são destinados a Cozinhas Solidárias que preparam e distribuem refeições prontas a pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo.
Na abertura da conferência, Pai Denisson destacou a importância da atuação conjunta entre poder público e sociedade civil para potencializar os resultados dessa política. “A fome é o último degrau da falta de dignidade. Ela dói na alma. Todos estamos atentos para impedir que ela continue. Unimos esforços, e isso representa um marco importante: o de nos unirmos e olharmos para o ser humano como nosso igual”, declarou.
O evento também contou com a presença de representantes de diversas cozinhas solidárias da Região Metropolitana de São Paulo, além de autoridades como o secretário executivo de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Vitor Arruda; a gerente de projetos do Pacto Contra a Fome, Elisângela Machado; e a diretora de Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, Patrícia Chaves Gentil.
Demais ações no combate à fome – Além do encontro na manhã, no início da tarde de hoje (16), outras 38 toneladas de feijão carioca produzidas por agricultores familiares da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização e Serviços da Terra foram entregues pela Conab para o Banco de Alimentos da Ceagesp. O alimento foi adquirido pela Conab através do PAA, na modalidade Compra Direta (CD), que conta com investimento de R$ 1,5 milhão de recursos do MDS. O produto foi fornecido por 123 agricultores e agricultoras do município de Itaberá, no interior paulista, como forma de apoio à produção.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br