Notícias
Conab acata pedido do Ministério Público Federal e suspende edital do concurso nº 1/2025 para adequações quanto a PcDs e PPPs
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acatou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e suspendeu o edital do concurso para garantir o cumprimento das exigências feitas pelo órgão, quanto às vagas para Pessoas Pretas e Pardas (PPP) e Pessoas com Deficiência (PcD). Desta forma, será incluído um maior número de provas discursivas a serem corrigidas especificamente para estes grupos.
É importante dizer, contudo, que a Conab já atende ao número de vagas destinadas a estes dois públicos, sendo 20% para PPP e outros 20% para PcD. E, no caso deste último, as vagas reservadas pela Companhia estão, inclusive, acima do mínimo exigido por lei, que é de 5%.
Ressalta-se que a mudança será somente no cronograma e não inclui o concurso. Com isso, ficam suspensos também o Procedimento de Heteroidentificação e a Avaliação Biopsicossocial, previstos para serem realizados no próximo domingo, 19 de outubro.
Em breve comunicaremos sobre esta modificação. A medida tem caráter preventivo e técnico, com o objetivo de aperfeiçoar o processo seletivo e garantir ainda mais igualdade de oportunidades aos candidatos que concorrem às vagas reservadas a pessoas pretas e com deficiência.
Com as adequações, o concurso será retomado com maior equidade e justiça social, princípios que orientam a atuação da Conab. O novo cronograma será divulgado assim que os ajustes forem concluídos.
A Conab reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e a inclusão.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br