Notícias
CEARÁ – Técnicos da Conab divulgam ações de apoio da produção em oficina voltada para cajucultura
No início da tarde desta sexta-feira (15), os agricultores e agricultoras voltados para o cultivo do caju puderam conhecer melhor as ações de apoio à produção executadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O superintendente regional da Companhia no Ceará, Daniel Barboza Filho, participou da Oficina Técnica da Cajucultura, realizada na cidade de Icapuí.
A oficina foi uma oportunidade para os participantes conhecerem melhor as ações da Conab voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar a partir do apoio à comercialização da produção, visando não só a garantia de renda aos agricultores bem como a segurança alimentar e nutricional. Dentre as ferramentas executadas pela estatal, destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em especial as regras da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção.
“Oportunidades como esta nos aproximam dos produtores cearenses, de forma a ampliar os contatos, possibilitando ainda aprimorar os trabalhos a fim de contribuir para o desenvolvimento da agricultura local e das ações de abastecimento. Ao incentivar ações de fomento da produção de alimentos, a Conab busca não apenas fortalecer o vínculo entre o PAA e os produtores, mas também promover o desenvolvimento rural sustentável, valorizar a agricultura local, e ao mesmo tempo garantir acesso de alimentos de qualidade”, ressalta o superintendente da estatal.
Os alimentos são comprados pela Companhia, com recursos do Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por programas da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.
“A partir do PAA os agricultores de caju podem diversificar os canais de escoamento da produção, seja na venda de polpa da fruta ou ainda pela comercialização da castanha seja para escolas ou cozinhas, de forma a assegurar o apoio à atividade, e, ao mesmo tempo, ampliar o atendimento às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, reforça Barboza.
A oficina é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, realizada em parceria com o Instituto Caju Brasil.
Programa de Aquisição de Alimentos – Criado há mais de 20 anos no âmbito da estratégia Fome Zero, o PAA une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.
Por meio do PAA, a Conab compra os produtos da agricultura familiar, assegurando renda ao produtor, e os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias e também a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br