Notícias
PERNAMBUCO
Agricultores recebem mais de R$ 2,5 milhões em apoio à comercialização da produção
Os agricultores e agricultoras familiares de 5 associações pernambucanas poderão contar com cerca de R$ 2,52 milhões em apoio à comercialização da produção. A Companhia Nacional de Abastecimento utilizará esta quantia para comprar cerca de 22,7 toneladas de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A aquisição será realizada na modalidade Compra com Doação Simultânea e os produtos irão complementar a alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado. Os recursos para a operação foram repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para a Companhia.
As propostas foram formalizadas durante a 2ª edição da Caravana Federativa de Pernambuco. Dentre os projetos, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Engenho Sitio do Meio, do município Belém de Maria, será responsável por fornecer aproximadamente 40 toneladas de alimentos para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. São 13 produtores e produtoras que contarão com o apoio da Conab para a comercialização de hortifrutícolas diversas, beneficiando 1.326 atendidas pelo CRAS.
Já a Rede Produtiva de Avicultores da Agricultura Familiar de Caruaru irá destinar 23,5 toneladas de frango caipira a cozinhas solidárias que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional nas cidades de Olinda, Pedra e Recife, capital do estado. Ao todo 63 produtores irão auxiliar no complemento da alimentação de mais de 8 mil pessoas atendidas pelas instituições beneficiadas.
Outro projeto firmado, dessa vez com a Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Santa Helena, de Amaraji, também irá destinar a produção comprada pela Conab a cozinhas comunitárias localizadas em Caruaru, Paulista, Camaragibe, bem como em Recife, Pedra e Olinda beneficiando 10.421 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Ao todo, 41 agricultores e agricultoras irão fornecer cerca de 102,42 toneladas de produtos como banana da terra.
Além desses 3 projetos, a Conab formalizou as propostas da Associação dos Piscicultores Amigos de Petrolândia (APAP) e da Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Sítio Quandus de Belém de Maria. Um total de 42 produtores da APAP serão responsáveis pela entrega de 28,62 toneladas de tilápia resfriada, auxiliando na alimentação de 2.485 pessoas atendidas pela Organização Religiosa Vivendo o Sagrado. Já os 12 agricultores do Sítio Quandus inscritos no projeto aprovado pela Companhia serão responsáveis pela produção de 28,18 toneladas de hortifrutícolas que serão doados ao CRAS de Belém de Maria.
Capacitação com fornecedores – Após os projetos firmados, técnicos da Superintendência Regional da Conab em Pernambuco se reuniram com os representantes das entidades fornecedoras e das consumidoras das propostas aprovadas com objetivo de orientar e esclarecer as dúvidas sobre o PAA. No encontro os participantes puderam tirar dúvidas sobre os normativos em vigor, como a documentação obrigatória para a liberação dos pagamentos a cada entrega realizada, as alterações permitidas, as quantidades de produto a serem entregues, a importância do controle sanitário e de qualidade, dentre outros temas.
PAA/CDS – A Compra com Doação Simultânea tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção. Os alimentos são obtidos com recursos do MDS e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
imprensa@conab.gov.br