Notícias
Coaf participa de missão do Gafilat em Santo Domingo
Comissão Estratégica do Gafilat (Comest) debateu, no encontro, definição de bases para o próximo Plano Estratégico 2026–2030, além de atualizações sobre avaliações mútuas em andamento.
Representantes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) participaram, entre os dias 16 e 18 de setembro, de missão oficial organizada pelo Grupo de Ação Financeira da América Latina (Gafilat), realizada em Santo Domingo, República Dominicana.
No primeiro dia do encontro, foi promovido um workshop sobre Avaliação Nacional de Riscos (ANR), instrumento fundamental para orientar as políticas de prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa. O Coaf é o órgão responsável por coordenar a ANR do Brasil, de modo que a participação no evento foi considerada uma experiência enriquecedora para o aprimoramento da equipe que irá conduzir a atualização da ANR no futuro, nos termos do Decreto nº 10.270.
Durante o workshop, foram debatidas boas práticas e desafios enfrentados pelos países da região, incluindo o desenvolvimento de metodologias, a atualização das recomendações do Gafi, os prazos de revisão da ANR e as análises setoriais, como as relativas ao setor de apostas e de criptoativos.
Comissão Estratégica
Nos dois dias seguintes, ocorreu a reunião da Comissão Estratégica do Gafilat (Comest). Os debates contemplaram a análise dos resultados do atual plano estratégico do organismo e a definição das bases para o próximo ciclo, no Plano Estratégico 2026–2030, além de atualizações sobre avaliações mútuas em andamento e sobre as relações do Gafilat com outros organismos internacionais.
A participação do Coaf no evento reforça o compromisso do Brasil com o fortalecimento da cooperação internacional e da governança regional no enfrentamento à lavagem de dinheiro e na implementação das recomendações do Gafi, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e alinhadas às melhores práticas globais.
Fonte: Coaf