Notícias
COP 30
Coaf participa da Cúpula Global do Programa “United for Wildlife” no Rio de Janeiro
No dia 4 de novembro, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) participou da 4ª Cúpula Global Anual do Programa United for Wildlife, organizada pela Royal Foundation of the Prince and Princess of Wales, no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira edição do evento realizada na América Latina, em reconhecimento ao protagonismo do Brasil na agenda internacional de combate aos crimes ambientais e enfrentamento das mudanças climáticas, temas que ganharão ainda mais destaque durante a COP30, em Belém (PA).
Com o tema “Protegendo os Protetores e Combatendo Crimes Ambientais”, a Cúpula de 2025 reuniu representantes de alto nível do governo brasileiro, CEOs de empresas multinacionais, organizações da sociedade civil, lideranças indígenas e ícones da cultura nacional. Com uma proposta ambiciosa, o encontro teve como missão destacar o impacto, na natureza e na sociedade, do crescente número de crimes ambientais, além de buscar soluções concretas, conectando os diferentes atores envolvidos. O principal objetivo da cúpula foi, portanto, aprimorar os mecanismos de cooperação nacional e internacional para prevenir e enfrentar o crime organizado que ameaça a biodiversidade e o equilíbrio socioambiental.
Durante o evento, também foram debatidas iniciativas para proteger pessoas que atuam na linha de frente da defesa ambiental — profissionais e lideranças que arriscam suas vidas diariamente para preservar a biodiversidade e os ecossistemas. Com base no princípio de que “defender a natureza não deve custar vidas”, o Programa United for Wildlife anunciou uma parceria com sistemas nacionais liderados por povos indígenas, voltada à oferta de assistência jurídica, apoio emergencial e monitoramento de ameaças.
O presidente do Coaf, Ricardo Saadi, participou de uma mesa de debates conduzida por sua alteza real, o príncipe William, e por Ilona Szabó de Carvalho, cofundadora e presidente do Instituto Igarapé. As discussões abordaram formas de desenvolver soluções multilaterais sustentáveis para enfrentar os desafios do crime ambiental e do comércio ilegal de fauna silvestre.
A cúpula culminou na aprovação da “Declaração de Princípios para uma Abordagem Multilateral de Combate ao Comércio Ilegal de Animais Silvestres”, documento que marca um passo importante na promoção da cooperação global entre agentes públicos e privados em prol da proteção da biodiversidade e do equilíbrio socioambiental.
Fonte: Coaf