Notícias
9 de dezembro
Coaf celebra o Dia Internacional contra a Corrupção
A data destaca o compromisso do Brasil e da comunidade internacional com o enfrentamento a um dos mais graves desafios à segurança e ao desenvolvimento das sociedades contemporâneas.
Publicado em
08/12/2025 18h53
Atualizado em
08/12/2025 20h19
A corrupção um é um dos mais graves desafios à segurança e ao desenvolvimento das sociedades contemporâneas.
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) celebra, neste 9 de dezembro, o Dia Internacional contra a Corrupção. A data destaca o compromisso do Brasil e da comunidade internacional com o enfrentamento a um dos mais graves desafios à segurança e ao desenvolvimento das sociedades contemporâneas.
O Coaf atua diariamente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro, contribuindo com os esforços para promover valores éticos da democracia, da justiça e do desenvolvimento econômico sustentável. Por meio de análises qualificadas e de cooperação institucional, o Conselho apoia órgãos nacionais e parceiros internacionais na proteção do sistema financeiro e na promoção da integridade.
Nesta data, o presidente Ricardo Saadi cumprimenta o corpo técnico e administrativo do Coaf por seu empenho diário na construção de uma sociedade justa e transparente, na qual a integridade e a responsabilidade sejam valores fundamentais.
Histórico
O Dia Internacional contra a Corrupção foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 9 de dezembro de 2003, durante a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, realizada em Mérida, no México. Seu objetivo central é fortalecer a cooperação internacional, aprimorar a prevenção e intensificar o combate global à corrupção.
Tema de 2025
O tema global definido pela ONU para o Dia Internacional contra a Corrupção em 2025 integra a campanha do biênio 2024–2025, dedicada à juventude. A iniciativa busca amplificar as vozes jovens, promover conscientização e incentivar seu papel fundamental na construção de sociedades mais íntegras, resilientes e comprometidas com a ética pública.
Fonte: Coaf