Notícias
CBTU terá a exposição “Centro de Maceió, onde fica?” totalmente gratuita
Repórter fotográfico Lula Castello Branco
O prédio histórico da Estação Maceió, pertencente à CBTU, possui quase dois séculos e sua importância segue atual: ele serve como sede da principal estação de trem que liga a cidade de Maceió aos municípios de Rio Largo e Satuba. Em estilo neoclássico, a estação recebe centenas de pessoas diariamente e possui ainda alta relevância cultural. A partir do dia 14 de julho, o local receberá a exposição fotográfica "Centro de Maceió, onde fica?", onde serão apresentadas cerca de 20 imagens do fotógrafo Lula Castello Branco, que serão dedicadas ao patrimônio cultural, material e imaterial da região.
O projeto “Centro de Maceió, onde fica?” tem a gestão e coordenação da professora e agente cultural Ana Karla Cavalcante. A exposição é gratuita e estará aberta ao público até o dia 01 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Espaço Cultural Trilhos Urbanos, dentro da Estação Maceió.

- Imagens do repórter fotográfico Lula Castello Branco
Sensibilidade no olhar
As fotos estão divididas em cinco temáticas: cotidiano, personagem, logradouro, arquitetura e geografia. Com a sensibilidade e experiência de mais de 30 anos como repórter fotográfico e passagem pelos principais veículos de comunicação de Alagoas, Lula Castello Branco retrata a rotina do bairro, detalhes das pessoas que vivem e circulam pela região, ruas e praças, além da evolução cultural e econômica da cidade.
Com curadoria da jornalista Ana Karina Moraes, a seleção procura formar um conjunto harmônico de fotografias, registradas ao longo das duas últimas décadas. As imagens pretendem expressar a essência simbólica do Centro e elevar o bairro a novos patamares de reconhecimento, pelo papel que representa na formação da capital alagoana, seguindo uma tendência mundial de resgate e recuperação dos centros das grandes cidades.
Para o superintendente de Trens Urbanos, Max Ferreira, a CBTU tem responsabilidade cultural perante o público. “A Companhia, enquanto empresa pública, tem responsabilidade social, cultural e histórica e compreende a importância de valorização da região em que está inserida, razão pela qual respalda e participa de projetos que tragam benefícios para a população e a cidade”, finalizou.
O projeto “Centro de Maceió, onde fica?” é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Serviço:
Exposição Fotográfica: “Centro de Maceió, onde fica?”
Local: Estação Maceió (Espaço Cultural Trilhos Urbanos)
Data: De 14/07 a 01/08 (de seg. a sex, das 09h às 17h)
A entrada é gratuita.
Fonte; Comunicação da CBTU MAC