Alagoas
Nota do editor
A sequência numérica da lista de documentos abaixo pode apresentar adversidades, dentre elas numeração duplicada e lacunas; nem sempre a numeração da lista de documentos da capitania se inicia a partir do numeral 1. Alguns verbetes não possuem datação ou descritor após a numeração. As informações foram preservadas de acordo com versão original do catálogo.
1- [ca. 1680, Lisboa]
INFORMAÇÃO do [Conselho Ultramarino] sobre os serviços do capitão Miguel da Cunha Leite em Alagoas, como juiz dos Órfãos, escrivão da câmara, juiz ordinário e capitão de Infantaria da ordenança, que entrou no Palmar, para acudir à fortificação do porto dos franceses e reedificação da igreja matriz da dita vila.
AHU-ALAGOAS, cx. 5, doc. 75.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 1.
2- 1713, Setembro, 20, vila de Porto Calvo
CARTA do Bispo de Pernambuco [D. Manuel Álvares da Costa] ao rei [D. João V] em resposta à ordem para remeter ao Reino os religiosos que tivessem ido nas frotas antecedentes, que não tivessem conventualidade, e os clérigos que não tivessem exercício.
Tem inserido carta régia (cópia).
AHU-ALAGOAS, cx. 1, doc. 8.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 13.
3- 1724, Fevereiro, 29, Alagoas do Norte
CARTA do vigário da povoação de Alagoas do Norte Domingos de Sousa Carneiro ao rei [D. João V] a expor a ruína em que se encontra a igreja matriz de Santa Luzia e a pedir ajuda de custo para a sua reedificação e paramentos.
AHU-ALAGOAS, cx. 1, doc. 19.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 26.
4- [ant. 1724, Novembro, 20, Lisboa]
REQUERIMENTO do padre Inácio Rebelo Marinho ao rei [D. João V] a pedir alvará de mantimentos para cobrar sua côngrua por ter mercê de apresentação como vigário da igreja da vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul, Bispado de Pernambuco.
Anexo: certidão
AHU-PERNAMBUCO, cx. 19.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 28.
5- [ant. 1726, Março, 26, Alagoas]
REQUERIMENTO do padre Antônio Correia Pais, sacerdote do hábito de São Pedro e morador no termo da vila de Alagoas, ao ouvidor e auditor-geral de Pernambuco e juiz das Justificações Dr. Manuel do Monte Fogaça a pedir treslado de uma petição e certidão nela inclusa onde se mostra a caridade que com sua mãe D. Catarina Araújo usaram com os índios que estão em terras do seu património denominado o sítio de Santo Amaro.
Anexo: Certidão passada pelo capitão Domingos da Costa e oficiais de uma companhia de Infantaria da ordenança do Regimento dos Henriques estantes em Alagoas a certificar estarem com suas famílias a habitar no sítio denominado Santo Amaro património do padre Antônio Correia Pais.
Obs.: docs. de processo, fls. 137 a 141.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 34.
6- [ant. 1726, Abril, 5, Lisboa]
REQUERIMENTO do sacerdote do hábito de São Pedro, padre João Marinho Falcão ao rei [D. João V] a pedir alvará de mantimentos por ter mercê de apresentação na igreja de Nossa Senhora da Apresentação da vila de Porto Calvo, Bispado de Pernambuco, que se acha vago por promoção do padre Antônio Gonçalves Lima.
Anexo: certidão
AHU-PERNAMBUCO, cx. 21.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 35.
7- [ant. 1726, Abril, 5, Lisboa]
REQUERIMENTO do sacerdote do hábito de São Pedro, padre Gonçalo Gomes Ferreira ao rei [D. João V] a pedir alvará de mantimentos por ter mercê de apresentação na igreja de Nossa Senhora do Ó de São Miguel de Alagoas, Bispado de Pernambuco.
Anexo: certidão.
AHU-ALAGOAS, cx. 1, doc. 38.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 36.
8- 1726, Julho, 19, Pernambuco
CARTA do governador e capitão-general de Pernambuco, D. Manuel Rolim de Moura, ao rei [D. João V] em resposta à provisão com ordem para, ouvindo o ouvidor de Alagoas, informar sobre a queixa do capitão-mor dos índios da aldeia de Santo Amaro do termo da vila de Alagoas, Miguel Correia Dantas, contra D. Catarina de Araújo e seu filho o padre Antônio Correia Pais relativa à posse de meia légua de terra em que está situada a aldeia.
Anexo: cartas do ouvidor e do capitão-mor dos índios.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 19.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 38.
9- 1728, Junho, 10, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre a carta do provedor da Fazenda de Pernambuco acerca do reparo e ornamentos que necessita a capela-mor da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário da vila do Penedo.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 47.
10- [ant. 1729, Abril, 6]
REQUERIMENTO do coronel Garcia de Ávila ao rei [D. João V] a pedir ordem ao Dr. Antônio Rebelo Leite, nomeado ouvidor-geral de Alagoas, para lhe restituir as terras da ilha do Pambu e outras adjudicadas às aldeias dos índios.
AHU-ALAGOAS, cx. 1, doc. 49.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 54.
11- 1729, Abril, 26, Alagoas
CARTA do ouvidor-geral de Alagoas Dr. Carlos Pereira Pinto ao rei [D. João V] sobre o cumprimento da ordem que mandava informar do que se costuma levar de salários por tomar as contas às irmandades das igrejas que há nas Alagoas.
Anexo: certidões, despacho do Conselho Ultramarino, carta.
AHU-ALAGOAS, cx. 1, doc. 50.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 55.
12- [ant. 1730, Abril, 26, Lisboa]
REQUERIMENTO do padre Bernardo Gomes de Castro ao rei [D. João V] a pedir alvará de mantimentos por ter mercê de apresentação na igreja de Nossa Senhora do Rosário da vila de Porto Calvo, Bispado de Pernambuco.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 61.
13- [ant. 1730, Agosto, 17, São Caetano do Japoré]
REQUERIMENTO do mestre de campo regente do Rio de São Francisco Atanázio Cerqueira Brandão ao rei [D. João V] a pedir a propriedade do ofício de Escrivão do Juízo Ordinário da freguesia de São Francisco do Rio Grande do Sul que se acha vago, tendo em consideração a oferta que fez da sua igreja de São Caetano do Japoré para matriz da dita freguesia.
Anexo: carta, provisão, requerimento, declarações.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 25.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 64.
14- 1731, Junho, 9, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre a carta do provedor da Fazenda de Pernambuco João do Rego Barros acerca do requerimento dos oficiais da Câmara do rio de São Francisco em que pediam ajuda de custo para a obra da capela-mor e ornamentos da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário da vila do Penedo.
Anexo: cartas, cópias do lanço da obra, e minuta da consulta.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 26.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 66.
15- [ant. 1732, Agosto, 18, vila do Penedo]
REQUERIMENTO de Leonardo Pereira Lima, morador na vila do Penedo, ao rei [D. João V] a pedir ordem ao almoxarife da Fazenda Real de Pernambuco para pagar o que se deve à fábrica da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário da mesma vila.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 27.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 75.
16- [ant. 1733, Fevereiro, 10, Lisboa]
REQUERIMENTO do sacerdote do hábito de São Pedro padre João Ferreira Belo ao rei [D. João V] a pedir alvará de mantimentos e guizamento para vinho, cera e hóstias, por ter mercê de apresentação como vigário colado na nova vigaria da igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, lugar do Saco da Ribeira e sertão do Rio de São Francisco, Bispado de Pernambuco.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 28.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 80.
17- [ant. 1733, Fevereiro, 22, Lisboa]
REQUERIMENTO do sacerdote do hábito de São Pedro padre João Ferreira Belo ao rei [D. João V] a pedir ordem ao provedor da Fazenda Real de Pernambuco para se lhe pagar o guizamento anual para vinho, cera e hóstias da igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, lugar do Saco da Ribeira e sertão do Rio de São Francisco, Bispado de Pernambuco.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 28.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 82.
18- 1733, Março, 13, Lisboa
PROVISÃO (minuta) do rei D. João V ao ouvidor-geral de Alagoas, Dr. Antônio Rebelo Leite, a ordenar que todos os ouvidores do estado do Brasil conheçam sumariamente as causas da liberdade dos índios, dando apelação para a Junta da Missão do seu distrito, sendo a sua sentença final e sem apelação para a Junta das Missões.
Anexo: 2ª via.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 28.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 83.
19- [ant. 1735, Janeiro, 24, vila de Porto Calvo]
REQUERIMENTO do padre José Correia da Cunha, da igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação da vila de Porto Calvo, ao rei [D. João V] a pedir alvará de mantimentos para cobrar seus ordenados.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 4.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 91.
20- [ant. 1736, Outubro, 26, vila de Porto Calvo]
REQUERIMENTO de Miguel de Amorim, morador no termo da vila de Porto Calvo, ao rei [D. João V] a pedir o pagamento das despesas já efectuadas na obra da capela-mor da igreja matriz da dita vila.
Anexo: requerimento.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 6.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 93.
21- [ant. 1736, Outubro, 30, vila de Porto Calvo]
REQUERIMENTO do vigário da igreja de São Bento da vila de Porto Calvo padre Alexandre Nunes ao rei [D. João V] a pedir o pagamento das côngruas devidas.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 6.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 94.
22- [ant. 1739, Fevereiro, 5, Lisboa]
REQUERIMENTO do padre José Fernandes Cruz ao rei [D. João V] a pedir alvará de mantimentos por ter mercê de apresentação na igreja de Nossa Senhora do Rosário da vila do Penedo, Bispado de Pernambuco.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 33.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 97.
23- [ant. 1739, Agosto, 25, Lisboa]
REQUERIMENTO do padre Caetano de Sousa ao rei [D. João V] a pedir alvará de mantimentos para cobrar côngrua por ter mercê de apresentação na vigaria da igreja matriz de São Miguel de Alagoas, Bispado de Pernambuco.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 33.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 100.
24- [ant. 1743, Março, 11, Alagoas]
REQUERIMENTO do padre Manuel Álvares ao rei [D. João V] a pedir provisão de mantimentos por ter mercê de apresentação na igreja de São Bento da vila de Porto Calvo, Bispado de Pernambuco, vaga por morte do padre Alexandre Nunes.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 36.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 108.
25- [1743, Novembro, 28, Lisboa
PROVISÃO do rei D. João V a ordenar ao governador e capitão-general e ao provedor da Fazenda Real de Pernambuco que, por se achar apresentado o padre Francisco David Ribeiro de Gusmão, sacerdote do hábito de São Pedro e bacharel formado em Canones pela Universidade de Coimbra, na igreja da vila de Porto Calvo, Bispado de Pernambuco, que se acha vago por promoção do padre José Correia da Cunha, vença com a dita igreja o mesmo mantimento que seu antecessor.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 110.
26- 1746, Maio, 1, Alagoas do Norte
CARTA do vigário da igreja matriz da freguesia de Santa Luzia de Alagoas do Norte Jerónimo de Brito Bezerra ao rei [D. João V] a pedir paramentos e sino para a celebração dos ofícios divinos, dada a ruína e falta de rendas da igreja.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 15.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 115.
27- 1747, Abril, 25, vila de Santa Maria Madalena
CARTA de frei Rodrigo de São Paulo do convento de Santa Maria Madalena ao rei [D. João V] sobre a carta de Diogo da Conceição acerca de colocar vigários, curas e coadjutores nas aldeias dos índios e junto aos portugueses circunvizinhos das missões para lhes administrar os sacramentos.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 19.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 119.
28- 1747, Abril, 26, vila do Penedo
CARTA de frei Manuel de Santa Helena do convento de Nossa Senhora dos Anjos ao rei [D. João V] sobre a carta de Diogo da Conceição acerca de colocar vigários, curas e coadjutores nas aldeias dos índios e junto aos portugueses circunvizinhos das missões para lhes administrar os sacramentos.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 20.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 120.
29- [ant. 1750, Fevereiro, 25, vila do Penedo]
REQUERIMENTO do padre Manuel Álvares Pereira, natural de Pernambuco, ao rei [D. João V] a pedir alvará de mantimentos por ter mercê de apresentação na igreja de Nossa Senhora do Rosário da vila do Penedo, Bispado de Pernambuco.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 130.
30- 1750, Dezembro, 20, vila do Penedo
CARTA dos oficiais da Câmara da vila do Penedo ao rei [D. José] sobre a ruína da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário da dita vila e o não cumprimento das providências dadas pelo rei D. João V para o seu reparo, pelo que pedem esmola para as obras.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 28.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 134.
31- [ant. 1751, Novembro, 17, Lisboa]
REQUERIMENTO do padre Veríssimo Rodrigues Rangel ao rei [D. José] a pedir alvará de mantimentos por ter mercê de apresentação na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição da vila de Alagoas do Sul.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 31.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 139.
32- REQUERIMENTO do padre Domingos de Resende Figueiredo, presbítero do hábito de São Pedro, ao rei [D. José] a pedir alvará de mantimentos por ter mercê de apresentação na igreja de Nossa Senhora do Ó, Bispado de Pernambuco, que se acha vago por morte do padre João Ferreira Belo.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 140.
33- [ant. 1754, Outubro, 26, Lisboa]
REQUERIMENTO de Lázaro Coelho de Eça, índio natural da aldeia do Orucú, presídio de Palmares, ao rei [D. José] a pedir a patente de governador de todas as missões e aldeias da gente chamada do cabelo corredio, de Pernambuco, em remuneração dos seus serviços e de seu pai o capitão da mesma aldeia e de quatro missões suas anexas, Manuel Cubas Frazão.
Anexo: requerimentos e atestações de serviços, carta e aviso.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 145.
34- 1759, Agosto, 11, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. José] sobre o requerimento do vigário da igreja de Alagoas, Bispado de Pernambuco, padre Veríssimo Rodrigues Rangel em que pede se lhe dê pela Fazenda Real quantia anual para poder ter canoa com remadores e um cavalo para poder com prontidão administrar os sacramentos.
Anexo: consulta e decreto.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 170.
35- [1759, Agosto, 21, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. José] sobre o requerimento do vigário da igreja de Santa Luzia da vila de Alagoas do Norte, Bispado de Pernambuco, padre Jerónimo de Brito Bezerra em que pede se lhe dê pela Fazenda Real os ornamentos que carece a dita igreja.
Anexo: consulta e decreto.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 2, D. 171.
36- [ant. 1762, Fevereiro, 15, vila do Penedo]
REQUERIMENTO dos homens pardos confrades da Confraria e Irmandade de São Gonçalo Garcia ao rei [D. José] a pedirem licença para terem esquife particular para sepultarem os irmãos e suas mulheres matriculadas na irmandade, devido a não terem casa de misericórdia na vila do Penedo.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 175.
37- [ant. 1763, Abril, 20, Lisboa]
REQUERIMENTO do padre Francisco Ribeiro Ribas ao rei [D. José] a pedir alvará de mantimentos para cobrar côngrua por ter mercê de apresentação como vigário da igreja do Senhor Bom Jesus de Camaragibe, Bispado de Pernambuco.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 177.
38- 1765, Outubro, 26, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. José sobre o requerimento do capitão Luís Mendes da Silva, oficiais e soldados pagos do arraial de São Caetano do Jacuípe da guarnição dos Palmares em que pedem ordem ao governador e capitão-general de Pernambuco para repor um capelão com ordenado competente à sua côngrua, à semelhança do arraial de Nossa Senhora das Brotas, visto estarem com suas famílias e mais moradores sem pasto espiritual devido à distância da igreja matriz da vila de Porto Calvo e só haverem nela dois sacerdotes.
Anexo: ofício, requerimentos e aviso.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 55.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 183.
39- [ant. 1766, Julho, 9, vila de Alagoas]
REQUERIMENTO do pároco e moradores da freguesia de Nossa Senhora da Conceição da vila de Alagoas ao rei [D. José] a pedirem esmola e ajuda de custo para continuar as obras de reedificação e aperfeiçoamento da igreja matriz, e que esse donativo se tire da Fazenda Real de Pernambuco.
Anexo: autos, requerimento e dois desenhos.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 185.
40- [ant. 1767, Agosto, 29, Lisboa]
REQUERIMENTO do padre Francisco Fernandes ao rei [D. José] a pedir alvará de mantimentos para cobrar côngrua por ter mercê de apresentação na igreja de São Miguel de Alagoas.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 58.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 186.
41- ant. 1768, Julho, 6, Lisboa]
REQUERIMENTO do padre Antônio Carvalho da Silva, presbítero do hábito de São Pedro, ao rei [D. José] a pedir alvará de mantimentos para cobrar côngrua por ter mercê de apresentação na igreja de Nossa Senhora da Apresentação da vila de Porto Calvo, Bispado de Pernambuco, que se acha vago por morte do padre Francisco David Ribeiro de Gusmão.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 191.
42- 1770, Março, 12, Alagoas do Norte
CARTA do vigário da igreja matriz da freguesia de Santa Luzia de Alagoa do Norte Jerónimo de Brito Bezerra ao rei [D. José] sobre a necessidade de construção de fortalezas nas enseadas para defesa das barras contra os navios estrangeiros, a falta de bens e endividamento dos moradores e dos senhores de engenhos, e solicita esmola e paramentos para acudir à reedificação da igreja, envio de um navio de mercadorias para trocar pelos efeitos da terra, licença para mandar embarcação a Angola ou Costa da Mina para comprar escravos.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 61.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 195.
43- [ant. 1772, Junho, 2, vila do Penedo]
REQUERIMENTO do juiz, oficiais da Mesa e irmãos da Irmandade de São Gonçalo Garcia da vila do Penedo ao rei [D. José] a pedirem provisão de insinuação, ou confirmação da doação que lhes fez o coronel João Pereira Álvares, homem solteiro da mesma vila, de quatro moradias de casas térreas para a construção e estabelecimento de um hospital para enfermos pobres, e de quantia para a subsistência e despesas do mesmo hospital de que a Irmandade tem a administração e posse.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 203.
44- [ant. 1772, Janeiro, 29, vila do Penedo]
REQUERIMENTO do ministro e mais irmãos da Mesa da Venerável Ordem Terceira da Penitência, sita no convento de São Francisco da vila do Penedo, ao rei [D. José] a pedirem a conservação do esquife na sua posse dada a disputa que lhes fazem os homens pardos confrades da Confraria e Irmandade de São Gonçalo Garcia.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 62.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 201.
45- [ant. 1772, Junho, 2, vila do Penedo]
REQUERIMENTO do juiz, oficiais da Mesa e irmãos da Irmandade de São Gonçalo Garcia da vila do Penedo ao rei [D. José] a pedirem provisão de insinuação, ou confirmação da doação que lhes fez o coronel João Pereira Álvares, homem solteiro da mesma vila, de quatro moradias de casas térreas para a construção e estabelecimento de um hospital para enfermos pobres, e de quantia para a subsistência e despesas do mesmo hospital de que a Irmandade tem a administração e posse.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 203.
46- 1779, Maio, 5, Porto de Pedras
OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas Francisco Nunes da Costa ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar Martinho de Melo e Castro] sobre a visita e apreensão de caixas de açúcar à sumaca invocada Nossa Senhora do Rosário, Flor de São Miguel, mestre José Gonçalves, proprietário um comerciante da Bahia, entrada no porto da Barra Grande, e a outras duas com despachos da Bahia, fundeadas no porto de Santo Antônio Grande, uma de que é mestre Antônio Dias Santiago, proprietário Jácomo Rumachi D’ella Praça, outra de que é mestre Inácio Vicente Fernandes, proprietário José ou Fulano de Araújo; e o arrombamento e roubo que fizeram da casa do depósito onde se guardavam as caixas e apetrechos apreendidos.
Obs.: ofício nº 7.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 71.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 221
47- [ant. 1781, Novembro, 20, Alagoas do Norte]
REQUERIMENTO do juiz e irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento, sita na igreja matriz da freguesia de Santa Luzia da Alagoas do Norte, à rainha [D. Maria I] a pedirem provisão de confirmação do seu compromisso.
Anexo: bilhete.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 226.
48- ant. 1781, Dezembro, 11, vila do Penedo]
REPRESENTAÇÃO do juiz e irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, da vila do Penedo, à rainha [D. Maria I] a pedirem esmola para continuação das obras de edificação, ornamentos e paramentos para a capela com a mesma invocação, devido à pobreza e indigência da irmandade.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 227.
49- [ant. 1783, Junho, 3, vila de Alagoas]
REQUERIMENTO do padre Manuel José Cabral, vigário encomendado da igreja matriz da freguesia de Santa Luzia no termo da vila de Alagoas, à rainha [D. Maria I] a pedir provisão para se lançar finta para as obras de reparação, sino, paramentos e ornamentos da igreja.
Anexo: requerimento com certidão.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 79.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 229.
50- [ant. 1800, Março, 18, vila do Penedo]
REQUERIMENTO do ajudante e escrivão da Irmandade de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos da vila do Penedo, Francisco Manuel Martins Ramos, ao juiz ordinário Madureira a pedir certidão de termos de visita relativos aos inventários da referida irmandade.
Obs.: doc. letra LB de processo.
AHU-ALAGOAS, cx. 3, doc. 17.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 4, D. 284.
51- 1801, Agosto, 22, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente D. João sobre o requerimento dos proprietários de engenhos e mais moradores da freguesia de Camaragipe da vila de Porto Calvo em que pedem confirmação do compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento que estabeleceram na dita freguesia.
Anexo: requerimento, carta, ofícios, bilhete e capilha.
AHU-ALAGOAS, cx. 3, doc. 20.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 4, D. 319.
52- [ant. 1805, Agosto, 5, Camaragibe]
REQUERIMENTO do padre João Nepomuceno Dias Cabral, pároco apresentado para a igreja do Senhor Bom Jesus de Camaragibe do Bispado de Pernambuco, ao príncipe regente [D. João] a pedir que pela fábrica das sedas se dêem para a dita igreja os ornamentos indispensáveis para a decência dos ofícios divinos.
Anexo: rol dos ornamentos.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 5, D. 408.
53- [ant. 1807, Julho, 20, Lisboa]
REQUERIMENTO do juiz, oficiais da Mesa e irmãos da Irmandade de São Gonçalo Garcia da vila do Penedo ao príncipe regente [D. João] a pedirem provisão de insinuação, ou de confirmação da doação que lhes fez o coronel João Pereira Álvares, homem solteiro da mesma vila, de quatro moradias de casas térreas para a construção e estabelecimento de um hospital para enfermos pobres, e de quantia para a subsistência e despesas do mesmo hospital de que a Irmandade tem a administração e posse, atendendo aparecer João Pereira Álvares, como herdeiro de sua mãe, sobrinha e herdeira do testador, e querer anulação da escritura de doação por passar o tempo de 30 anos.
Anexo: requerimentos, docs. comprovativos e lembretes.
AHU-ALAGOAS, cx. 4, doc. 22.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 6, D. 455.
54- ant. 1807, Novembro, 4, Lisboa]
REQUERIMENTO de Francisco Manuel Martins Ramos, procurador do juiz e irmãos da Irmandade de São Gonçalo Garcia da vila do Penedo, ao príncipe regente [D. João] a pedir provisão para eleição de uma mesa, independente da Mesa da Irmandade, para administração dos bens e dinheiros do hospital, doação que lhes fez o coronel João Pereira Álvares.
Anexo: requerimentos e procuração.
AHU-ALAGOAS, cx. 4, doc. 29 e 39; PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 6, D. 462.
55- 1807, Novembro, 20, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente D. João sobre o requerimento de Gabriel José Pereira de Sampaio, presbítero secular, em que pede mercê do hábito de Cristo, dobro do ordenado de professor régio de Latinidade, e sucessão ao pároco da vila do Penedo, Antônio José de Matos, tudo em remuneração dos seus serviços e ao donativo que fez à Fazenda Real como juiz da Irmandade de São Gonçalo Garcia.
Anexo: requerimentos, certidões, atestados, ofícios, parecer e lembretes.
AHU-ALAGOAS, cx. 4, doc. 23, 24, 26; PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 6, D. 465.
56- [ant. 1808, Março, 14, Lisboa]
REQUERIMENTO do juiz, oficiais e irmãos da Mesa da Irmandade de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos da vila do Penedo ao príncipe regente [D. João] a pedirem a devolução do seu compromisso e entrega ao seu procurador, Francisco Manuel Martins Ramos, e a desistência da sua confirmação por quererem fazer acrescentos ao mesmo.
AHU-PARÁ, cx. 791.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 6, D. 469.